Pular para o conteúdo

Quando fazer palatoplastia? Guia completo com Dra. Clarice Abreu para corrigir fenda de palato


Olá pessoal! Tudo bem? Recentemente, fiz um post no meu Instagram perguntando para as mãezinhas que tem filhos com malformações congênitas quais seriam suas dúvidas. Recebi muitos comentários e agora estou fazendo uma série de vídeos para responder a esses comentários.
Um dos comentários bem interessantes foi da Renata, uma mãezinha muito especial, que mandou várias perguntas. Uma delas é sobre o momento ideal para se realizar a palatoplastia, as diferentes abordagens cirúrgicas e por que um paciente opera o palato todo ou só com quatro anos.
Para explicar um pouco isso, precisamos entender que palato é a textura do céu da boca e a cirurgia de palatoplastia é usada para tratar fissuras de palato, ou seja, uma abertura em toda a extensão do céu da boca que chamamos de fenda palatina.
Existem dois tipos de palato: o palato duro anterior (parte óssea que fica na frente) e o palato mole posterior (parte que fica atrás, perto da garganta). A cirurgia de palatoplastia pode ser feita somente no palato duro anterior, somente no palato mole posterior, ou pode ser feita no palato inteiro de uma vez só.
Quando tratamos de pacientes fissurados, existem vários centros especializados de tratamento. Esses centros têm ao longo de muitos anos, estudos que avaliam a melhor forma de tratamento. Cada centro tem um protocolo de tratamento e os cirurgiões dentro de um mesmo centro às vezes seguem protocolos diferentes.
Um desses protocolos é o que preconiza a cirurgia do lábio junto com o palato no primeiro tempo, entre três e seis meses de idade, e a cirurgia do palato posterior entre nove meses e um ano de idade. A vantagem desse protocolo é a cirurgia ser menos agressiva e você já aproximaria esse palato, sendo menos uma coisa para você abordar depois.
Outro protocolo é o fechamento do lábio junto com uma parte do palato duro na parte anterior, que é chamado de retalho de Vomer. Essa cirurgia é menos agressiva e você pode se dedicar mais na região posterior do palato e voltaria a fechar o palato posterior entre um ano e um ano e meio de idade.
Cada caso é um caso e deve ser individualizado de acordo com a gravidade da fenda, extensão da fenda, idade da criança e desenvolvimento da criança. Cada cirurgião escolhe a melhor técnica possível para que se tenha o melhor resultado possível para a criança.
Se tiver alguma dúvida específica sobre algum tema ou ainda sobre a fissura de palato, deixe aqui nos comentários que eu posso fazer um vídeo especial para você ou responder às suas dúvidas.
Não esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no nosso canal para receber notificações dos próximos conteúdos. Até a próxima!
Fonte: Dra. Clarice Abreu – “Quando realizar a palatoplastia?” | Correção de fenda de palato por Clarice Abreu