Pular para o conteúdo

Tratamento de Hemangioma e Linfedema com DR. REINALDO


Hoje o Flash conversa com o Dr. Reinaldo Tavares Junior sobre hemangiomas e linfedema, as alterações vasculares são complicadas, né? Mas o doutor responde tudo para a gente de maneira muito clara.
Os hemangiomas são malformações das artérias. Às vezes, quando existe um desarranjo no desenvolvimento do feto dentro do útero, ocorrem comunicações entre artérias e veias ou uma malformação das artérias. Outras vezes, esse não é o caso e são apenas manchas de vasos sanguíneos que desaparecem na infância ou adolescência.
Existem várias formas de um hemangioma. Os planos são só manchas de vasos sanguíneos que desaparecem na infância ou adolescência. Mais pra se entender basicamente é uma malformação das artérias das vezes que ocorre entre o útero.
As mulheres têm mais propensão a formar um edema, especialmente nas pernas. Geralmente são associadas ao edema causado pelas veias varicosas (varizes). O linfedema é uma doença que hoje no Brasil é ocasionada mais pelo processo infeccioso. Existem outras causas também, como tumores.
O diagnóstico do linfedema e do hemangioma é feito clinicamente. Por um médico que vai observar, examinar e suspeitar, indicando um especialista que vai fazer um diagnóstico mais preciso e uma classificação melhor. Aí se indicar um tratamento adequado para cada tipo de caso.
Os irmãos Jonas, dependendo da classificação do tipo de arranjo que o paciente apresentar, existem vários tratamentos. Desde que não fazer nada até aquele que a gente uma cirurgia mais radical. Hoje, com o tratamento da cirurgia endovascular nas técnicas vasculares por cateterismo, a gente tem uma opção muito melhor para um tratamento que seja menos radical.
Então, hoje a técnica mais adequada para alguns tipos de um hemangioma é a terapêutica de imobilização por um cateterismo. O tratamento do linfedema é o controle dele. Porque o tratamento definitivo não existe. Mas de ter um controle de compressão elástica com medicamentos e com a terapia a fisioterapia que são as drenagens linfáticas, a gente consegue controlar o problema, mas a cura completa não existe.
Ao perceber algum sintoma das duas doenças que tratamos hoje no quadro de cirurgia vascular, procure um médico de sua confiança.

Fonte: DR. REINALDO – Hemangioma e Linfedema por Flash Maringá