Pular para o conteúdo

Saiba mais sobre a escala de Gleason no câncer de próstata.

Até a próxima pergunta, aqui deixa eu voltar. O que é a escala de Gleason? Então, quando se recebe o diagnóstico de câncer de próstata, vem na biópsia o adenocarcinoma de próstata. Adenocarcinoma significa que você recebeu o diagnóstico de câncer e essas células do adenocarcinoma têm o poder de infiltrar os tecidos e caírem na circulação sanguínea e linfática, se espalhando para outros órgãos, conhecido como metástases. É por isso que o tratamento pode ser necessário em algumas situações.

Esses aqui são os resultados possíveis de uma biópsia de próstata. Tem um médico patologista que vai avaliar esse tecido aqui no microscópio. O que ele vai ver? Ele vai ver exatamente essa arquitetura aqui. Tão percebo essa área do tecido aqui mais rosa, é a área do tecido normal. E essa área aqui mais roxinha são as áreas com câncer de próstata. E esse fragmento tem aproximadamente 1mm de diâmetro, é muito pequenininho. E aqui o médico vai dizer para a gente olhar se tem tecido normal, tem tecido aumentado que é a hiperplasia benigna, tem a prostatite aguda, prostatite crônica ou tem células de infiltração do câncer de próstata. Quais são os possíveis resultados em uma biópsia de próstata?

A outra pergunta é: o que é o escore de Gleason? Então, você vai ver lá dentro que o carcinoma de próstata significa sim, tenho câncer de próstata. E logo logo, na frase, vai estar escrito escala de Gleason. O que é essa escala de Gleason?

Percebo que aqui, nesse fragmento como eu falei para vocês, é um mosaico. Então, tem áreas de câncer e áreas não câncer. As áreas de câncer elas recebem uma nota de acordo com agressividade. E como é que o médico patologista sabe a agressividade? Quanto mais emaranhado esse grupo de células, e menos quantidade de células formando sinos, mais infiltrativo é o caráter agressivo dessas células do câncer. Então, o patologista vai dar uma nota de agressividade para cada área que ele encontrar no fragmento. E essa nota vai de 1 até 5. Então, percebam que aqui nesse fragmento, ele encontrou uma área de agressividade 3 que foi a predominante. E encontrou outra área de agressividade 4. Então, ele vai pegar essas duas áreas e somar e vai dizer qual é a nota de Gleason final daquele fragmento. Então, nesse caso aqui, foi um 3 mais 4, então aí deram o carcinoma, é o câncer de próstata. Ela é 3 mais 4 ou deles 17. Percebo, então, que o menor Gleason que um homem pode ter é a somatória do 1 mais 1, eles vão 2, e o maior Gleason, a maior agressividade de um câncer de próstata, é quando a gente encontra duas áreas de agressividade 5 no fragmento. Então, ele pode ter um Gleason 10. É assim que nós classificamos a agressividade dos homens portadores de câncer de próstata.

Fonte: O que é a escala de Gleason para o câncer de próstata? por Dr. Bruno Benigno – Urologista e Oncologista – SP