Pular para o conteúdo

Escore de Gleason: Importante Fator no Diagnóstico do Câncer de Próstata


Score de Lesão no Câncer de Próstata

Olá, pessoal! Me chamo Lucas Felipe Gomes e sou médico urologista da cidade de Concórdia, em Santa Catarina. Hoje vamos falar a respeito do score de lesão, também conhecido como gleason score, utilizado para o câncer de próstata.

Antes disso, se você ainda não se inscreveu no meu canal do YouTube, Toque de Dólares, não se esqueça de fazer isso!

Os pacientes antes de serem submetidos a um tratamento para o câncer de próstata necessitam de um diagnóstico desta doença. Esse diagnóstico é feito através de uma biópsia da próstata. Através dessa biópsia, o médico vai estabelecer se existe ou não a presença de um câncer de próstata, para que se realize o seu posterior tratamento.

Um score de lesão nada mais é que uma espécie de uma nota atribuída a esse câncer de próstata. Quem costuma atribuir essa nota é o médico patologista que, através da análise desses fragmentos da biópsia com um microscópio, estabelece uma nota para esse tumor de próstata.

O médico patologista vai avaliar a arquitetura celular nesse tumor, que é a disposição dessas células, bem como a avaliação do núcleo dessa célula, se esse núcleo está se dividindo, se existe um arranjo celular parecido com uma próstata normal. Nessas casos, como o que funciona essa graduação, notas mais baixas costumam determinar que os tumores são menos agressivos, enquanto scores mais elevados determinam que essa doença tem um caráter mais agressivo.

Como isso funciona? O médico patologista, ao olhar essa espécime da biópsia no microscópio, vai avaliar o padrão predominante desse tipo de tumor. Esse padrão vai ser graduado em uma nota de um até cinco e ele costuma dividir entre um padrão primário e um padrão secundário. Um padrão primário é o padrão que mais aparece nessa biópsia de próstata e o padrão secundário é o tumor que aparece menos.

Avaliando tanto a avaliação dessa parte primária quanto dessa parte secundária, é atribuída uma nota que vai variar de 1 até 5. A soma dessas duas notas do padrão primário que pode ir de um até cinco e do padrão secundário também que pode de ir de um até cinco vai nos dar a graduação do score de lesão ou seja, se essa doença no padrão primário tem uma nota 3 e no padrão secundário tem uma nota 3 também, o score de lesão dessa doença é o score 6. Se no padrão primário tem uma nota 3 e no padrão secundário tem uma nota 4, o score de lesão será 7, nesse caso.

Mas afinal, o que essa nota vai dizer a respeito da doença do câncer de próstata? Vai dizer o seguinte: se o paciente tiver uma nota mais elevada do score de lesão, ele tem uma chance maior que esse tumor venha a ter uma recorrência, que ele venha a voltar novamente depois de ter realizado o tratamento. Também diz que o paciente com notas mais elevadas do score de lesão têm um risco maior de vir a falecer dessa doença e também fala a respeito da possibilidade de essa doença não estar localizada mais na próstata, ela já ter tido metástases para outras partes do corpo, que costumam acontecer mais em pacientes que possuem um score de lesão mais elevado.

E uma dúvida bastante frequente dos nossos pacientes: um score de lesão 3 mais 4 é a mesma coisa que o score de lesão 4 mais 3? Afinal, o somatório do padrão primário e secundário dará 7 nos dois casos. A resposta é não. Um tumor que tenha um score de lesão 3 mais 4 é menos agressivo do que um tumor por outro lado que tem um score de lesão 14 mais 3. Porque nesse tumor que tem o padrão primário tipo 4, a porção de tecido de próstata que tem o tumor, nesses casos, tem uma nota 4 que é o padrão predominante neste caso e um padrão secundário acaba sendo 3. Logo, nessa biópsia de próstata, o quadro a nota 4 que é uma nota pior acaba sendo predominante, o que leva a um pior prognóstico dessa doença. Já no caso de ser uma nota 3+4, um padrão de maior ocorrência nessa biópsia de próstata é o padrão 3. Logo, o segundo número do score de lesão será o 4, levando a um prognóstico melhor dessa doença.

Eu gostaria de agradecer a todos. Se inscrevam no meu canal do YouTube Toque de Dólares, curtam e compartilhem esse vídeo. Bem, se vocês tiverem alguma dúvida ou crítica, comentário ou sugestão, deixem abaixo. Um forte abraço, fique com Deus e até o nosso próximo vídeo!

Fonte: Escore / Grau de Gleason e sua importância no Câncer de Próstata por Toque de Urologista