Pular para o conteúdo

Rinite e Vitamina D: Entenda a relação entre elas.


Olá! Você sabia que a dosagem da vitamina D em seu organismo, coletada pelo sangue, está relacionada à sua rinite? Não sabia? Então vou te contar!
Antes de mais nada, gostaria de pedir um favor: curta esse vídeo, compartilhe com outras pessoas e não se esqueça de se inscrever no canal do YouTube. Isso será muito importante para mim. Qualquer ação que você fizer, desde os comentários até as compartilhamentos, escreva aqui nos comentários para me ajudar. Assim, o YouTube saberá que meu conteúdo é relevante e compartilhará com outras pessoas.
É importante lembrar que a vitamina D é um hormônio que influencia não só a saúde de nossos ossos, mas também a nossa imunidade. E não é apenas necessário dosar a vitamina D, mas também é importante ter uma frequência correta de exposição ao sol. Não adianta você complementar a sua dose de vitamina D com injeções, comprimidos, gotas ou manipulações se você não se expor ao sol. A junção das duas coisas é que vai metabolizar corretamente essa vitamina.
Ao se expor ao sol, é importante fazê-lo no horário de maior intensidade solar, geralmente entre as 10h e as 16h. Identificar 10 minutos de exposição é mais que suficiente, mas é importante deixar exposto os locais que mais se beneficiam da exposição solar, como o rosto, as mãos, o colo e o couro cabeludo (no caso das mulheres). Não fique exposto por muito tempo, pois isso pode fazer o efeito contrário e provocar manchas no rosto e até mesmo câncer de pele.
O interessante é que muitos estudos mostram a relação direta da vitamina D com a alergia, em especial a rinite. Pacientes alérgicos ficam mais tempo em casa, consequentemente têm mais contato com o microrganismo causador da rinite, o ácaro. Como não estão tomando sol, têm baixa dosagem sérica da vitamina D e, consequentemente, mais sintomas da alergia e baixa imunidade. Por isso, é importante que a pessoa alérgica fique mais exposta à luz solar, tanto para a vitamina D quanto para a imunidade.
Outra recomendação é a dosagem da vitamina D para pacientes que fazem vacina ou quimioterapia para a rinite. Há uma relação da efetividade desses tratamentos com a dosagem da vitamina D.
Se você tem sintomas de rinite, faça também a dosagem da vitamina D e consulte um médico para orientações e tratamentos adequados. E aí, gostou de saber sobre essa correlação? Compartilhe nos comentários como está a sua dosagem de vitamina D e se você toma sol todos os dias ou faz suplementação. Se tiverem outras dicas de temas, deixem nos comentários! Não se esqueçam também de curtir e compartilhar o vídeo. Até a próxima!
Fonte: A relação entre Rinite e Vitamina D por Dr. Paulo Mendes Jr – Otorrino em Curitiba