Pular para o conteúdo

Qual é o melhor remédio: BeneGrip ou Cimegripe? Opinião do Dr. Renato Ponte, otorrinolaringologista


Benegrip e Cimegripe: conheça as diferenças e as vantagens e desvantagens
Você já tomou Benegrip ou Cimegripe? Esses são dois dos antigripais mais populares e vendidos nas farmácias brasileiras. Como a automedicação é uma cultura muito forte no país, muitas pessoas compram esses medicamentos para tratar os sintomas gripais. No entanto, é importante saber as diferenças entre eles, bem como as suas vantagens e desvantagens.
O Benegrip é composto por Dipirona, cafeína e um antialérgico chamado Aclorfeniramina. A Dipirona, em uma dose de 500mg, é aceitável para pacientes adultos. Já a Aclorfeniramina é um antialérgico de primeira geração que atua nos sintomas nasais de obstrução e secreção, mas pode causar sonolência em alguns pacientes. Além disso, esse tipo de antialérgico pode engrossar a secreção nasal, favorecendo o aparecimento de sinusites. Por fim, a cafeína aumenta a disposição do paciente, combatendo a indisposição e a moleza causadas pela gripe.
Já o Cimegripe contém Paracetamol em uma dosagem de 400mg, além de Aclorfeniramina e Fenilefrina, um vasoconstritor que ajuda a aliviar a obstrução nasal. Essa medicação é uma boa opção para aqueles pacientes que apresentam alergia à Dipirona. No entanto, a Aclorfeniramina e a Fenilefrina apresentam as mesmas desvantagens do Benegrip, podendo causar sonolência, engrossar a secreção nasal e favorecer o aparecimento de sinusites.
É importante lembrar que pacientes com pressão alta, problemas cardíacos ou que utilizam medicamentos contínuos devem evitar o uso desses antigripais. Além disso, a automedicação pode ser perigosa e prejudicar o tratamento adequado. Em caso de sintomas gripais, é recomendável procurar um médico clínico, otorrino ou pediatra, dependendo do caso.
Lembre-se de que os processos gripais são autolimitados e, na maioria dos casos, o corpo combate o vírus em um período de 7 a 10 dias. O tratamento deve ser realizado de acordo com os sintomas apresentados, como dor de cabeça, dor de garganta, nariz entupido, entre outros. É importante manter a hidratação, o repouso e a realização de lavagem nasal para aliviar os sintomas.
Por isso, evite a automedicação e busque sempre orientação médica para um tratamento adequado. Compartilhe esse conhecimento com seus amigos e familiares e cuide-se!
Fonte: BENEGRIP OU CIMEGRIPE ? JÁ TOMOU ALGUMA DESSAS MEDICAÇÕE ? Dr.Renato Ponte Otorrino por Dr. Renato Ponte Otorrino em Fortaleza