Pular para o conteúdo

Prevenção de Cáseos Amigdalianos: 4 Dicas pelo Otorrinolaringologista Dr. Renato Ponte


Dicas para prevenir a formação de cáseos – Renato Pontes

Dicas para prevenir a formação de cáseos

Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Renato Pontes, ou Médico Otorrinolaringologista, e sejam muito bem-vindos a mais um vídeo em nosso canal no YouTube. Hoje, vamos falar de quatro dicas para prevenir a formação dos cáseos.

Passarei um pouco sobre o que são os cáseos e como eles são formados. Aproveite que você está nos assistindo e não esqueça de se inscrever em nosso canal e ativar as notificações.

O que são os cáseos?

Os cáseos são aquelas bolinhas brancas que ficam acumuladas nas amígdalas e muitas vezes são um problema para sair. Os pacientes reclamam, principalmente, por causa do odor forte que elas possuem. Esses cáseos são formados pelos mesmos componentes da saburra lingual, ou seja, a língua é aquela massa branca esbranquiçada que fica em cima da língua.

A diferença dos cáseos é que eles são um pouquinho mais duros em relação àquela boca que fica em cima da língua. São formados por células mortas e as velhas bactérias, por isso aquele odor forte. Eles são formados principalmente naqueles pacientes que apresentam aquelas famosas “crípticas”, ou seja, aqueles buracos nas amígdalas.

Algumas vezes, esses casos até inflamam a amídala, causando as amigdalites. Em alguns casos, a gente até consegue tirar esses cáseos no consultório, mas o ideal mesmo é prevenir que eles apareçam. Seguem quatro dicas que vão ajudar a prevenir a formação desses cáseos:

  • 1. Escove bem a língua: como acabei de falar, os cáseos são formados pela mesma saburra lingual, aquela massa branca que fica na língua. Se você escova bem, vai dificultar que eles se formem.
  • 2. Beba bastante líquido: quanto mais hidratada a pessoa estiver, mais fluida será a saliva, o que dificulta a formação dos cáseos.
  • 3. Consuma alimentos e frutas ácidas: laranja, limão, abacaxi ou qualquer outra fruta de sua preferência vão estimular a salivação e a saliva vai ficar mais fluida, menos viscosa e dificulta a formação dos cáseos.
  • 4. Use enxaguatórios bucais que contenham álcool: é importante evitar os enxaguatórios que contenham álcool, pois ele dessatrai e desidrata as células da boca, deixando a saliva mais viscosa e favorecendo a formação dos cáseos. No consultório, costumo passar em alguns enxaguantes bucais específicos para dificultar que se formem esses cáseos, mas não posso indicar marcas por questões de interesses comerciais.

Espero ter ajudado! Se você gostou do vídeo, compartilhe com amigos e familiares e não esqueça de deixar seus comentários. Até o próximo vídeo!

Fonte: 4 Dicas de como prevenir os Cáseos Amigdalianos | Dr. Renato Ponte Otorrino por Dr. Renato Ponte Otorrino em Fortaleza