Pular para o conteúdo

Cirurgia de amígdalas em adultos: Quando fazer? – Dr. Renato Ponte | Confira


Olá, meu nome é Renato Ponte, seu médico otorrinolaringologista, e sejam todos muito bem-vindos a mais um vídeo aqui em nosso canal. Hoje nós vamos falar sobre a cirurgia das amígdalas, a amigdalectomia em adultos. Aproveita que você está nos assistindo, se inscreva em nosso canal e não esqueçam de ativar as notificações.
Tá bom, menos nesse vídeo a gente vai falar sobre a cirurgia das amígdalas em adultos, a amigdalectomia. Quando é que eu devo fazer? Quais as indicações? Então vamos lá pessoal.
Quais as indicações de cirurgia das amígdalas em adultos? Certamente, primeiro são aquelas as infecções bacterianas de repetição. São aqueles casos em que os pacientes apresentam infecções recorrentes bacterianas repetidamente. Renato, como é que as infecções se dão comédia? Esses repetidamente?
Então vamos lá, primeiro, as infecções, as amigdalites bacterianas, são aqueles casos em que tem pus na amígdala, febre alta, aqueles caroços no pescoço que são os linfonodos, estado geral bem caído, certo? E aí os pacientes precisam tomar antibióticos várias vezes ao ano. As indicações hoje já são bem descritas. Então, a primeira indicação é para aqueles pacientes que têm mais as infecções durante um ano, ou então aqueles pacientes que têm cinco infecções por ano por dois anos seguidos, ou então aqueles pacientes que têm três infecções ao ano por três anos seguidos. Essas são as indicações de amigdalectomia.
Bom, uma segunda indicação da cirurgia das amígdalas em adultos é direcionada para aqueles pacientes que têm ronco associado à apneia e hipopneia. Então vamos lá, vou explicar. Os pacientes que têm aqui essa questão, a gente para de respirar várias vezes durante a noite, ou então que tem hipopneia, que é aquela diminuição da respiração várias vezes durante a noite, certo? E aí amigos, as consequências são as piores, porque o paciente acorda com a sensação de que dormiu mal, acorda cansado, irritado, certo? Falta de concentração. Então, nesses pacientes que apresentam as amígdalas grandes, certo, tem indicação de fazer a cirurgia tanto da amigdalectomia, associada com a cirurgia da uvulopalatofaringoplastia.
Renato, o que é isso? É como se fosse uma plástica no palato. Aí que fica aquele tecido que fica junto das amígdalas e a justamente para abrir o espaço, certo? Mas atenção pessoal, nem todo paciente que ronca precisa ter indicação de fazer cirurgia das amígdalas. E isso a gente discute com paciente até que ponto vale a pena fazer essa cirurgia, né? Eu digo isso porque aquele paciente que ronca e tem as amígdalas bem pequenas, não adianta fazer a cirurgia das amígdalas porque não vai ter diferença nenhuma no resultado. Tá certo?
E uma terceira e última indicação que eu vou falar é a amigdalite por causam certo? O que é a causa? Aquelas bolinhas brancas que muitos pacientes se queixam. Ela é a peste do Deus paciência, reclama muito pela questão do da halitose, do mal hálito. Então, pessoal, essa é uma indicação relativa, certo? Então, tem que ver de casa a casa, os pacientes que têm tantas casas que a gente realmente tem que operar, que não melhora com o tratamento clínico. E aí nesses casos, a gente recomenda a amigdalectomia, certo pessoal?
Então, esse foi mais um vídeo falando sobre as três principais indicações da cirurgia da retirada das amígdalas em adultos. A joia, se você gostou, compartilhe com amigos, compartilhe com familiares e não esqueçam de deixar suas dúvidas nos comentários. Tá joia pessoal, até o próximo vídeo.
Fonte: Cirurgia de amígdalas em Adultos. Quando fazer? l Dr. Renato Ponte por Dr. Renato Ponte Otorrino em Fortaleza