Pular para o conteúdo

Protocolo LCA: Exercícios de Flexão do Joelho para Recuperação do Ligamento Cruzado Anterior na Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta


Olá, saudações a todos!
Dando continuidade aos vídeos de orientação pós-operatório para pacientes de ligamento cruzado anterior do joelho, vamos falar agora um pouco sobre os movimentos de flexão do joelho.
Como eu disse anteriormente, vamos ter inicialmente uma atenção à extensão desse joelho do paciente. Ganhar a extensão completa e manter a extensão completa é importante, mas também temos que atentar aos movimentos de flexão.
Um conjunto dessas amplitudes tanto de reflexo como de extensão do joelho é o que esperamos do paciente. Inicialmente, na primeira semana, esperamos que o paciente tenha aproximadamente 90 graus de flexão do joelho.
Esperamos que o paciente ganhe amplitude semana após semana. Então, na segunda semana, esperamos que o paciente ganhe aproximadamente 20 graus, chegando a 110 graus de flexão do joelho. A partir da terceira semana, esperamos que o paciente ganhe pelo menos dez graus por semana.
Por exemplo, aproximadamente 120 graus para a quarta semana, que seria a conclusão do primeiro mês, e aproximadamente 130 graus a partir da quinta semana em diante. Esperamos que o paciente ganhe amplitude progressivamente até a sua amplitude completa de flexão do joelho.
É claro que vários fatores podem interferir nisso, mas esse protocolo serve como uma orientação para os profissionais acompanharem a evolução dos seus pacientes.
Pacientes com limitação de amplitude podem utilizar técnicas de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva na prática clínica.
Eu gosto de trabalhar, inicialmente, com as técnicas com o paciente sentado. Com auxílio do profissional, o ganho de amplitude nesse posicionamento é mais fácil pois tenho meu quadríceps relaxado, não esticado, do que iniciar com o paciente deitado e entrar na progressão de amplitude de flexão.
É importante iniciar com a posição sentada para o ganho de flexão, com técnicas de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva.
Depois de ganhar amplitude, por volta de 110-120 graus, é possível assumir a posição de supino, onde o profissional vai ganhando progressivamente a flexão do joelho.
Os exercícios de ao slide também são muito interessantes, onde o paciente desliza o pé na parede voltando à posição inicial.
Outra forma de ganhar amplitude é através do exercício de insulina, onde o paciente fica deitado e vai soltando progressivamente com o joelho dobrado.
Na posição sentada, o paciente pode passar uma faixa por debaixo do pé e puxar essa faixa fazendo flexão do joelho.
As formas são inúmeras, é interessante que o paciente converse com o profissional para orientá-lo na melhor forma de realizar os exercícios para ganho de amplitude.
Por fim, após a terceira semana, o paciente com aproximadamente 120 graus de flexão pode iniciar a prática de bicicleta para a manutenção da amplitude de movimento e até ganho.
Espero ter elucidado para vocês um pouco sobre as dúvidas do ganho de amplitude de movimento nessa fase do pós-operatório.
Qualquer alteração do protocolo é importante que o profissional procure um médico responsável para ajustar o tratamento.
Um grande abraço a todos! E, se ainda não é inscrito, inscreva-se em nosso canal. Até a próxima!
Fonte: PROTOCOLO LCA Flexão do Joelho Ligamento Cruzado Anterior – Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta por Dr. Robson Sitta