Pular para o conteúdo

Tratamento de lesão parcial do ligamento cruzado anterior LCA

A lesão do ligamento cruzado anterior: Preciso operar ou não?

A lesão do ligamento cruzado anterior é uma condição muito comum entre os pacientes que procuram ajuda médica. Muitos deles questionam se precisam passar por cirurgia ou não em caso de lesão parcial.

Para entender melhor, vamos dar uma olhada no joelho humano. Na frente e na parte de trás do joelho, temos o ligamento cruzado anterior, que estabiliza a tíbia e evita que ela se mova para a frente ou de maneira rotacional. Quando há uma lesão neste ligamento, o joelho torna-se instável e pode causar danos em outras estruturas, como cartilagem e meniscos, levando à artrose.

Em casos de lesão completa do ligamento, é comum realizar a cirurgia e reconstruir um novo ligamento para estabilizar o joelho. Porém, muitos pacientes apresentam dúvidas em relação às lesões parciais do ligamento e se é necessário ou não passar por cirurgia.

Para descobrir se é necessário ou não realizar a cirurgia, são realizados exames físicos e clínicos, onde o médico especializado em joelho testará a estabilidade do ligamento, além de observar as queixas do dia a dia do paciente, como sensação de instabilidade e fraqueza no joelho.

Porém, o tratamento da lesão parcial, muitas vezes requer um estudo detalhado para evitar a possibilidade de torções futuras, que podem trazer problemas ainda mais graves para a articulação. Além disso, a idade do paciente e as atividades que ele pratica também devem ser levados em consideração no momento de decidir se é necessária a cirurgia ou não.

Portanto, para responder à pergunta “preciso operar ou não?”, é importante avaliar o grau de instabilidade do joelho, as queixas do dia a dia do paciente e a demanda que se joelho vai ter futuramente. Somente após essa avaliação, pode-se decidir de forma mais segura qual é o melhor tratamento para a lesão parcial do ligamento cruzado anterior.

No nosso canal, existem diversos vídeos falando sobre o assunto, desde o que é o ligamento, como ocorre a lesão, como é a cirurgia e a reabilitação.

Espero ter ajudado. Até breve.

Fonte: Lesão parcial do LCA por Dr. Luiz Gabriel Guglielmetti

Marcações: