Pular para o conteúdo

Pneumonia em cachorros: prevenção e tratamento.

Oi oi pessoal, vamos falar um pouco mais sobre pneumonia. É um tema que está super em alta e tem uma procura muito grande. Então, se você quer aprender a prevenir e falar um pouco sobre tratamento, este vídeo é para você!

A visualização e busca pelo vídeo de pneumonia do ano passado foram tão grandes e surgiram tantas dúvidas que eu resolvi fazer este vídeo para poder falar um pouco sobre o que apareceu para tirar dúvidas de algumas pessoas.

A primeira coisa que acho que é super importante e que não está muito clara para muita gente, é que o animal que respira mal, ele não tem que ter pneumonia. Existem várias alterações, várias doenças que configuram uma respiração ruim, certo? A primeira delas que acho que é muito importante, está um pouco deixada de lado. Ela é a anatomia da narina. Então, se eu tenho um cachorro que é braquicefálico (focinho achatado), como o Pug, Bulldog Inglês, Bulldog Francês, Shih-tzu, por exemplo, esses animais eles respiram mal de natureza. Ok? Além disso, eles têm o prolongamento do palato, ou seja, o céu da boca que deveria ficar no crânio como a conformação normal. Quando ele é amassado e se fala, ele foi lá para trás e acaba atrapalhando a via aérea, porque ele entra dentro da traqueia, que é por onde deve passar o ar. Então, o paciente tá respirando mal, ele já começa muitas vezes pela anatomia. Outra coisa são os animais que ficam do lado de fora de casa. Então, nessa época de frio, não tem casinha, não tem cobertor ou tem, mas o cachorro destrói tudo e acaba dormindo no chão. Tem como a neblina, eles podem começar a tossir muitas vezes, porque o cachorro está com tosse dos canis, está gripado, são vírus que passam e ele pode acabar ficando mais suscetível. E até dentro de casa, não só do lado de fora, ele pode acabar tendo problemas respiratórios por causa desse tempo que ele fica exposto lá fora.

O paciente que está no elevador com outros animais que estão com problemas respiratórios, cachorro dá um espirro, outro dá um espirro e aquela bactéria, aquele vírus, sem fim, e ele pode acabar tendo uma gripe, que não é necessariamente uma pneumonia. Porém, toda e qualquer processo respiratório de vias superiores podem acabar virando uma pneumonia, se não tiver um diagnóstico precoce e tratamento. E isso não significa um antibiótico, pessoal. Existe uma luta muito grande por uma prescrição de antibiótico e não é assim que funciona. Para a gente saber se estamos falando de pneumonia, a primeira coisa que tem que ser feita é uma auscultação, isso inclusive eu falei naquele vídeo. Tem uma pecinha preciosa que chama estetoscópio, é onde a gente consegue auscultar o tórax e o pulmão do cachorro ou do gato. Então, a gente pode estar falando de bronquite, a gente pode estar falando de silêncio pulmonar, a gente pode estar falando de pneumonia, enfim, uma série de coisas. E cada um tem um tratamento distinto. A maioria das dúvidas é com relação ao tratamento. “Ah, meu cachorro tá tomando xarope, meu cachorro tomou sete dias de antibiótico e não melhorou, então a gente está falando de pneumonia”. Se tiver antes eu acho que ele tá correto, a gente tá falando de um antibiótico para pulmão, então a primeira coisa que a gente tem que fazer é hospitalizar o paciente, fazer o raio x de tórax. Ele é muito importante para a gente saber se tem um tumor lá dentro, se tem pneumonia de verdade, se a gente está falando de um problema cardíaco que tá causando tosse, porque o problema cardíaco também causa tosse, por afecções pulmonares que não é pneumonia. Então, a gente tem que entender porque o cão tá tossindo, porque ele tá espirrando, porque ele tá doente, certo?

O que eu posso falar para vocês que vai prevenir demais a pneumonia é a proteção do pescoço desse animal. Que a gente vai colocar umas imagens para vocês aqui daquele cachecol, que a gente não usa mais, daquela goleira que a gente pode colocar no pescoço do cachorro, feito de qualquer tecido que a gente consegue fazer uma volta que fique confortável e proteja a parte do pescoço do cão, e uma camiseta, principalmente para os animais que têm pelo curto. Então, uma camiseta que cubra a parte do tórax, não precisa ser uma roupa inteira de moletom. Tecido de malha para a gente fazer aquele passeio noturno. Às vezes, ela tem um pouco de neblina, paciente que tem muito magrinho que tem pelo curto ajuda muito a não pegar friagem. Então, em casa também, se eu moro numa casa que venta bastante, no apartamento que venta bastante, deixo essa roupinha para ele dormir, a goleira às vezes ela me atrapalhando um pouco mais para o passeio, é bacana. Vou para a região de serra, vou para a região fria, vou usar a goleira e a roupa durante toda a viagem e deixar sempre a vacina de gripe em dia. Isso é muito importante, porque se eu não pego tosse dos canis, se eu não tenho acesso às bactérias que fazem doenças do trato respiratório superior, eu não vou ter uma possibilidade tão grande de ter a pneumonia. Proteger esses cães, por exemplo, é sair na chuva, e meu cachorro só faz xixi na rua, não tem jeito que tá tudo molhado, usar sapatinho. Daí a ideia da Bixinha também, para a gente colocar na pata, para não molhar a pata. Porque do mesmo jeito que passa o calor quente, passa o calor e frio também na patinha. Usar caminha fofinha que tem tecidos gostosos, cobertores, nem todo mundo gosta de cobertores, mas alguns animais aceitam, certo? Inclusive, o Vitale e seus pacientes todo ano com cobertores, justamente para evitar pneumonia. Então, é importante proteger. Que a gente tem aquela impressão de que o cachorro se adapta ao calor, se adapta ao frio, não se adapta nada disso. Então, prevenir não é difícil. Não se prenda aos antibióticos e xaropes e afins. Não faça um tratamento terapêutico de internet, ouvi falar do chá não sei das quantas ou da mistura de ovo com alguma coisa. Ok, pode ser interessante na parte nutricional, mas isso não cura pneumonia.

A pneumonia desidrata e muito, então esses animais eles ficam tomar uma quantidade de água importante para poder recuperar essa parte de perdas e às vezes ele tem que fazer isso através de fluidoterapia, de soro, porque ele não consegue engolir, porque tá tossindo muito. Então, ele tosse ou ele come. Então, a primeira coisa é uma radiografia. Vão o que a gente está falando de pneumonia, ok, para tratar da forma adequada e fazer a prevenção que é muito importante.

Sei que você gosta do assunto, manda as dúvidas para que a gente, a gente vai ter uma hora prazer em responder para vocês, mas não façam automedicação, pelo amor de Deus. Esses animais eles podem acabar chegando de uma condição já mais complicada, justamente por já terem tomado vários remédios, terem piorado, o organismo. Tá bom? Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima. Tchau!

Fonte: Como prevenir e tratar pneumonia em cachorros? por Vitale Centro Médico Veterinário