Pular para o conteúdo

Importância da tireoide na vida: Entrevista com a psicóloga Ana Paula Colares.


Olá pessoal, o doutor Jonas Catunda, cirurgião de cabeça e pescoço, hoje gravou um vídeo com a doutoranda Paula Colares, a psicóloga. É uma série de vídeos, então inscreva-se no canal, ative as notificações e acompanhe todos os vídeos que já fizemos, comentando aqui um pouco sobre os aspectos da tireoide e psicologia, dos tratamentos das doenças da tireoide.
Hoje estamos sendo gravados ao vivo aqui pelo Instagram, o pessoal assistindo e muitos já estão comentando. Um comentário é: a cirurgia é tranquila, difícil mesmo é viver sem tireoide, que torna Paula comentar um pouco sobre esse aspecto. As pessoas que perderam a tireoide, muitas vezes, foi por um motivo que foi indicado por conta de uma suspeita de câncer de tireoide, ou até um bócio volumoso. O tratamento é a cirurgia, realmente tinha que tirar, o médico indicou e a pessoa precisa ter consciência de que foi o melhor para ela naquele momento, e que aquilo poderia prejudicar sua vida dali pra frente.
É importante destacar que a tireoide é responsável pela regulação de muitos órgãos do nosso corpo, sendo super importante. A reposição hormonal é bem eficaz na maioria das pessoas, permitindo a manutenção de uma vida praticamente normal. É importante procurar acompanhamento psicológico porque todos esses tipos de sintomas câmbios realmente afetam o emocional e isso pode ser uma grande ajuda com um profissional especializado, que poderá indicar outras atividades e instruções que a pessoa possa fazer para tentar compensar isso, ter uma qualidade de vida, mas é difícil e possível.
É importante destacar que existem três possíveis causas de sintomas que os pacientes podem ter, podendo ter realmente um prejuízo. O hipotireoidismo, o hipertireoidismo e a ansiedade. Esses três problemas causam sintomas parecidos que às vezes você não sabe se é um ou outro. É importante o acompanhamento médico, de confiança, no cirurgião, endocrinologista, e o acompanhamento psicológico. Alguns casos vão precisar de um nutricionista.
Então, é isso! Esperamos que tenha gostado desse vídeo e quem curte, curta e compartilhe. Inscreva-se no canal para ficar ligado nos próximos vídeos. Na descrição, vai dar todas as informações da doutora, como encontrá-la nas redes sociais, como conseguir uma consulta etc.
Fonte: É difícil viver sem a tireóide? Entrevista com a Psicóloga Ana Paula Colares por Dr Jônatas Catunda – Cirurgia de cabeça e pescoço