Pular para o conteúdo

Os Benefícios da Cetose para a Saúde e Perda de Peso.

Oi gente, estou na Lela Moreira aqui no canal Loucas por Low Carb e hoje vamos falar sobre a famosa cetose. A cetose é um processo natural do nosso organismo que tem como objetivo a produção de energia a partir da gordura, quando não há quantidade suficiente de glicose.

Assim, a cetose pode acontecer quando estamos em jejum ou em uma dieta com baixo carboidrato. Na falta da glicose, que é a fonte principal de energia do nosso organismo, o nosso corpo começa a produzir corpos cetônicos como fonte de energia, que são resultados das destruições nas células de gordura. Esses corpos cetônicos são transportados para nosso cérebro e para os nossos músculos, proporcionando assim um bom funcionamento do nosso corpo como um todo.

Os sintomas da cetose podem variar muito de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são o hálito, aquela necessidade de estar sempre somando dente ou tá com um chicletinho porque você fica com aquele gosto de ser tonana boca. Então você sente aquele hálito mais metalizado, por exemplo. Outro sintoma também bem característico da cetose é a vontade de fazer xixi. Você não vai poder sair de perto de um banheiro, o aumento da sede, a maravilhosa diminuição do apetite, uma leve e chata dorzinha de cabeça, às vezes, um cansaço físico. Essas são as principais características que podem estar aparecendo para você ou não. Vamos torcer para que não.

Quando fazemos um jejum prolongado ou uma dieta muito baixa em carboidrato nosso organismo não tem aquela glicose a usar como energia, então ele vai usar a nossa própria gordura. Por isso é que vocês estão setorizados. A gente brinca que a gente se torna uma máquina de queimar gordura porque aí, como não tem nada de energia, ele vai usar o que a nossa gordura, o tecido adiposo, aquilo que está sobrando, ele vai quebrar e transformar essa gordura em combustível e energia para que a gente possa ter um dia maravilhoso cumprindo com todas as funções do nosso corpo.

O processo de cetose fornece energia mais que suficiente para que o nosso cérebro desempenhe perfeitamente todas as suas funções. Além da cetose, este é um processo natural do nosso corpo.

Por isso, nesse tipo de dieta, o consumo diário de carboidrato deve ser de 10% a 15% daquilo que você consome diariamente, dando muito maior ênfase aos alimentos que possuem gordura. É recomendado o consumo de nozes, de peixes, apenas algumas frutas como o abacate, principalmente a nossa querida proteína animal os ovos, e restringindo as frutas, as sementes e a farinha.

A cetose é maravilhosa, cheia de benefícios para o nosso organismo e para o nosso cérebro. Por isso, neste tipo de dieta ela é realmente muito importante. Ela nos ajuda a queimar aquela gordura em excesso, muita gente que diz que em outras dietas não consegue queimar gordura localizada, e a dieta cetogênica, dieta low carb ou seja, uma dieta com baixo carboidrato, ela consegue porque ela usa assim a nossa gordura estocada, aquilo que está em estoque no nosso corpo, ela usa como forma de energia e você vai queimando, vai queimando, vai queimando, que é uma beleza.

Agora, claro que tem um limite, né. Não é porque você tem certeza que você vai comer emagrecer, magris, emagrecer até assumir o seu corpo. O seu corpo queima o que está sobrando, se você tá com muita pouca gordura você vai se sentir mal, você não vai conseguir, aí não é legal. Por isso que é sempre bom você ter o acompanhamento do seu médico de confiança.

Vamos entrar em cetose e deixar com que o nosso corpo trabalho por ele mesmo, que use essa gordura acumulada, essa gordura estocada que não está servindo para nada é ou não é? Um ótimo meio de semana para você com muita cetose na sua vida, muita queima de gordura sobrando para você se sentir muito mais feliz, muito mais saudável de dentro para fora, porque sim, você merece.

Fonte: CETOSE! ENTRE NELA! por Loucas Por Low Carb