Pular para o conteúdo

Narcolepsia: o que é e como tratar os ataques de sono

Entenda mais sobre a narcolepsia com o Dr. William Resende – Clínica Regenerativo

Olá! Se você quer saber mais sobre a narcolepsia, fique até o final dessa vídeo que vamos falar mais sobre isso hoje.

Olá, meu nome é Dr. William Resende, sou médico neurologista e fundador da Clínica Regenerativo. No meu canal, falo sobre neurologia geral, sono, parques, emoções, e toda semana tem o NeuroNews onde trago as últimas novidades da neurologia pra você. Se você quiser receber a notificação de novos vídeos, se inscreva no canal e clique no sino.

A narcolepsia é uma condição médica que envolve ataques de sono e sonolência excessiva durante o dia. Cerca de 70% das pessoas com narcolepsia também têm cataplexia, que é uma perda do controle motor em resposta a emoções fortes. A pessoa fica flácida e perde o tônus da musculatura, mas não perde a consciência.

Além disso, a narcolepsia também pode apresentar alucinações hipnagógicas e hipnopômpicas, que são alucinações que ocorrem durante o início do sono ou no fim dele, respectivamente. A pessoa pode ter a sensação de que as alucinações são muito reais.

Outra coisa que acompanha a narcolepsia são os ataques de paralisia do sono, onde a pessoa acorda, tenta mexer, mas fica paralisada. Ela pode abrir os olhos, mas não consegue mexer um músculo sequer. Apesar de ter sono excessivo durante o dia, o sono noturno do narcoléptico costuma ser ruim, fragmentado e com alguns sonhos muito vívidos e agitados.

O diagnóstico da narcolepsia é feito através do exame da polissonografia, para garantir que a pessoa dormiu bem durante a noite, e do exame de latência múltiplo do sono, que consiste em cinco cochilos de 40 minutos ao longo do dia para saber se a pessoa dorme rápido e profundo e se atinge o sono REM nesse meio tempo. Além disso, é possível realizar o exame de líquor que fica na medula espinhal para verificar o nível da orexina, que é uma substância que ajuda a manter a pessoa acordada.

Existem outras doenças do sono com sintomas semelhantes, mas o diagnóstico diferencial é feito através desses exames. Felizmente, a narcolepsia tem um tratamento eficaz, como a higiene do sono, o uso de medicamentos estimulantes e antidepressivos e cochilos programados, que podem restaurar o sono da pessoa.

Se você já teve algum ataque de sono ou convive com a narcolepsia, compartilhe sua experiência nos comentários. E se gostou do nosso vídeo, não esqueça de dar o seu like e se inscrever no canal.

Fonte: O que é Narcolepsia (Ataque de Sono) por Regenerati – Dr. Willian Rezende