Pular para o conteúdo

Embolia pulmonar e trombose venosa em pacientes de internação com COVID-19 afetam 25%


O segundo estima o ministério da saúde no Brasil de cada mil brasileiros um ou dois tenham trombose.
A trombose é a formação de um coágulo que acontece tanto nas veias quanto nas artérias. Nós temos veias e artérias e em todo o organismo, são elas que carregam o sangue para os tecidos para as células e junto com sangue para o oxigênio com todos os nutrientes. Em alguns pacientes, existe a formação essa desregulação do nosso sistema de coagulação e favorece a formação desse coágulo, esse quadro acaba entupindo obstruindo algum desses vasos.
Mas a chegada da COVID-19 veio engordar essa estatística, isso porque a infecção causada pela doença pode apresentar o maior risco para a formação de coágulos sanguíneos. Segundo o estudo publicado pelo jornal Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia, 25% dos pacientes de COVID-19 apresentam embolia pulmonar ou trombose venosa profunda de membros inferiores.
Ainda não se sabe o que pode causar esse maior risco, mas já se tem algumas teorias sobre essa situação. Uma dessas teorias é o quadro de inflamação em todo o organismo que a COVID-19 pode causar, e aí por conta dessa inflamação pode haver uma alteração do sistema de coagulação do paciente fazendo com que ele possa apresentar a trombose tanto nas veias quanto nas artérias.
Dependendo de onde se localiza esse trombo, o quadro clínico do paciente pode se agravar, por isso é preciso estar atento aos sinais de alerta. Falando-se de trombose, elas acontecem nas veias e geralmente nas veias das pernas ou no caso da COVID-19, muito comum também é nos vasos do pulmão.
Quando acontece nas pernas, nos membros inferiores, geralmente o paciente vai apresentar dor que costuma ser mais de um lado do que do outro, a trombose costuma ser apenas de um lado. Além da dor, ele pode ter inchaço da perna e pode ter dependendo do trombo, trombose venosa profunda ou arterial, alteração da cor e da temperatura do membro.
No caso da embolia pulmonar, o sintoma mais comum é a falta de ar, que já era um sintoma da COVID-19. Pode ter outros sintomas também, como dor torácica, geralmente mais de um lado do que do outro quando respira fundo. São alguns sintomas que podem se confundir com sintomas gerais da COVID-19.
Então, se o paciente estiver apresentando algum sinal de gravidade, falta de ar, pernas inchadas, ele deve procurar assistência médica para poder ser avaliado se trata de um quadro de trombose ou se é evolução mesmo da doença viral.
Fonte: 25% DOS PACIENTES DE INTERNAÇÃO COM COVID-19 APRESENTAM EMBOLIA PULMONAR OU TROMBOSE VENOSA por TV Ceará