Pular para o conteúdo

Miocardite pós-vacina COVID-19: dor no peito e sintomas a serem observados


O efeito colateral das vacinas contra a COVID-19 tem sido uma grande preocupação para muitas pessoas. A dor no peito é um dos principais sintomas mencionados por aqueles que relatam efeitos colaterais. Embora haja estudos que abordem essa relação, muitas pessoas ainda têm medo de tomar a vacina.
Recentemente, um estudo publicado na revista Circulation abordou o efeito da vacina no sistema cardiovascular e suas possíveis sequelas. O estudo mostrou que a maioria dos casos de miocardite temporária, uma inflamação do coração, ocorreu em jovens que receberam a vacina da Pfizer.
Dos 139 adolescentes e adultos jovens estudados, 131 (94%) desenvolveram miocardite temporária após tomar a vacina da Pfizer. Além disso, a maioria dos casos (99%) apresentou dor no peito como o principal sintoma. Outros sintomas incluem falta de ar e palpitação.
O aparecimento dos sintomas geralmente ocorreu dentro de uma mediana de dois dias após a vacinação. Dos pacientes analisados, 128 casos ocorreram após a segunda dose da vacina. No entanto, a boa notícia é que nenhum paciente precisou de oxigenação por membrana extracorpórea ou morreu por conta dos sintomas. A internação média foi de dois dias e todos os pacientes que tiveram fração de ejeção ventricular reduzida abaixo de 55% se recuperaram e retornaram à função normal do coração.
É importante destacar que a miocardite temporária é uma condição benigna e que a maioria dos pacientes se recupera completamente. No entanto, em casos mais graves, pode ser necessário o uso de medicações para ajudar o coração a funcionar e alguns pacientes precisam ser internados na UTI.
Apesar dos riscos, é importante lembrar que a vacinação é a melhor forma de prevenir a disseminação do vírus e reduzir os riscos de complicações graves da COVID-19. Se você tem dúvidas ou está preocupado com os efeitos colaterais da vacina, consulte seu médico para obter orientação.
Fonte: Dor no peito após Vacina contra COVID-19 devido a miocardite por Espaço Vitacardio