Pular para o conteúdo

Codeína: Indicações, Riscos e Precauções de Uso


Olá pessoal, tudo bem? Os medicamentos Tylex e Opaco são similares e contêm como compostos a codeína e o paracetamol. O paracetamol é um analgésico comum que é encontrado no Tylenol e em outros medicamentos. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem o que é a codeína e para que ela serve.
A codeína é um fármaco pertencente à família dos opiáceos, uma classe de medicação que também inclui a morfina, a meperidina e a hidromorfona. Ela é indicada para quadros de dor moderada a forte e pode ser associada a outros analgésicos e anti-inflamatórios para o controle da dor.
A codeína é metabolizada em morfina pelo fígado e intestino delgado na razão de 10 para 1, ou seja, 10% da codeína é transformada em morfina. Por isso, 30 mg de codeína equivalem a aproximadamente 3 mg de morfina. No entanto, cerca de 10% da população não possui as enzimas necessárias para realizar essa conversão, o que resulta em menos efeitos da codeína e mais efeitos do paracetamol.
O Tylex e o Opaco são medicamentos de formulação oral, disponíveis em comprimidos e gotas. A dose diária indicada para adultos é de até 360 mg, dividida em três ou quatro tomadas ao longo do dia. A dosagem deve ser ajustada individualmente, levando em consideração o peso, a idade, a doença e a sensibilidade do paciente ao medicamento.
A codeína é comumente utilizada para o tratamento de dores agudas e intensas, como enxaquecas, traumas, fraturas, luxações, torcicolos e dores nas costas. Ela também pode ser usada no pós-operatório de cirurgias, tanto durante quanto após a internação hospitalar.
Por se tratar de um medicamento opioide da família da morfina, a codeína é uma substância controlada e só pode ser adquirida com receita médica em farmácias devidamente autorizadas. Os principais efeitos colaterais da codeína incluem boca seca, dor abdominal, insônia, náuseas, vômitos, constipação, dores de cabeça, coceira e alergia.
A codeína não deve ser utilizada por gestantes, mulheres que estão amamentando e crianças com menos de dois anos. Para crianças acima de dois anos e adolescentes, ela pode ser utilizada com uma dosagem de meio a 1 mg por kg de peso corporal, de 4 em 4 ou de 6 em 6 horas, não ultrapassando uma dose máxima diária de 60 mg.
A codeína deve ser evitada ou ter sua dosagem ajustada em pessoas com doenças cardíacas, hepáticas, renais ou pulmonares, bem como em pacientes que já fazem uso de outras medicações opioides. Além disso, o uso prolongado da codeína pode levar ao vício da substância, e também deve ser evitado o consumo de álcool em conjunto com o medicamento.
Para aqueles que apresentam intolerância ou alergia à codeína, pode ser tentada a substituição pelo Tramadol, outro medicamento analgésico. Antes de usar qualquer medicamento, é fundamental passar por uma avaliação médica para o diagnóstico adequado do problema e avaliação quanto à necessidade do seu uso.
Se esta informação foi útil para você, compartilhe com outras pessoas e siga meu canal para que eu possa continuar a produzir mais vídeos como este. Para agendar consultas, deixarei abaixo as informações de contato. Um grande abraço e até o próximo vídeo!
Fonte:
– Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC). Analgésicos Opioides. Disponível em: https://www.sbmfc.org.br/media/file/analg%C3%A9sicos-opioides.pdf. Acesso em 28 de julho de 2021.
Fonte: Codeína (Tylex / Paco): Para que serve? Quais os perigos? por Dr. Oliver Ulson Ortopedista