Pular para o conteúdo

Nimesulida: Indicações, Uso e Precauções

Nimesulida: um anti-inflamatório não esteroidal

A Nimesulida é uma das drogas anti-inflamatórias não esteroidais mais populares. Ela é utilizada para controle da dor, efeito anti-inflamatório e controle da febre. É uma medicação bastante utilizada, porém, é preciso ter alguns cuidados, especialmente com a população idosa e pacientes com problemas gastrointestinais e renais.

Cuidados com a população idosa e pacientes com problemas gastrointestinais e renais

Devido ao efeito que essas medicações têm no paciente que tem um histórico de gastrite ou úlcera, há um risco aumentado. Além disso, pacientes com problemas renais também precisam ser cuidadosamente avaliados. É importante que a medicação seja ajustada caso a caso, para pacientes em grupos de risco, e que sejam utilizadas medicações com menos riscos em casos de pacientes com gastrite ou úlcera, por exemplo.

Outras drogas anti-inflamatórias não hormonais

A nimesulida pertence a uma classe de drogas anti-inflamatórias não esteroidais, que inclui outros medicamentos como o ibuprofeno. Não há grandes trabalhos que mostrem a superioridade de uma em relação à outra, portanto, pode-se utilizar qualquer uma delas. Há várias formas de apresentação desses medicamentos, como em comprimidos ou outras formas, o que permite uma escolha mais personalizada para cada caso.

Cuidados a serem tomados

É importante lembrar que pacientes com histórico de alergia a outras drogas anti-inflamatórias não esteroidais podem ter um risco maior de ter reações alérgicas à nimesulida. É imprescindível que os pacientes sempre sigam a orientação médica antes de utilizar qualquer medicação, para que seja feita uma avaliação personalizada e segura para cada caso.

Conclusão

A nimesulida é uma droga bastante utilizada para o controle da dor e inflamação, com um efeito muito bom. No entanto, é preciso ter cuidado com pacientes em grupos de risco, especialmente aqueles com problemas gastrointestinais e renais. É importante que a medicação seja ajustada caso a caso, e que sejam utilizadas medicações com menos riscos em casos específicos. Lembrando sempre que a orientação médica é fundamental antes de utilizar qualquer medicação.

Fonte
NIMESULIDA: Para que serve, como usar e riscos por Julio Pereira – Neurocirurgião