Pular para o conteúdo

Metotrexato para tratamento da Doença de Crohn: conheça os benefícios e riscos

Olá! Meu nome é Ricardo Magalhães e trabalho aqui no Centro de Referência de Crohn e Colite.

Hoje eu gostaria de conversar com vocês sobre um medicamento bastante utilizado aqui, principalmente em pacientes com Doença de Crohn: o Metotrexato.

O Metotrexato é um imunomodulador, ou seja, um medicamento que diminui um pouco a imunidade dos pacientes. Isto é importante porque a Doença de Crohn é uma doença em que a imunidade está um pouco exagerada, fazendo com que esse exagero na imunidade gere uma reação inflamatória no aparelho digestivo, com lesões que já discutimos em vídeos anteriores.

O Metotrexato, com isso, ele diminui um pouco a imunidade, sendo útil no tratamento da doença. Ele pode ser utilizado diretamente para o tratamento da doença, mas também pode ser utilizado em substituição à Azatioprina, que também é um imunomodulador.

Tanto o Metotrexato quanto a Azatioprina são medicamentos que podem ser utilizados para a proteção dos imunobiológicos. Não sei se discutimos esta situação no vídeo sobre a Azatioprina, mas vou falar um pouco mais sobre a utilização de um biológico, principalmente o Infliximabe.

Quando administrado no paciente, é muito comum o paciente desenvolver anticorpos contra o medicamento. O que acontece, num primeiro momento, o Infliximabe funciona super bem, mas ao longo do tempo o paciente vai desenvolvendo anticorpos contra o remédio e o nível de remédio no sangue vai caindo, caindo, caindo, até que o paciente perde a função e a doença volta.

A Azatioprina e o Metotrexato são utilizados para proteção do Infliximabe. A diferença em relação à Azatioprina é que o Metotrexato é utilizado por via subcutânea, uma injeção subcutânea a cada 7 dias.

O Metotrexato apresenta alguns efeitos adversos, principalmente efeitos adversos a nível hepático, podendo gerar algumas alterações de enzimas hepáticas, mas alterações estas que são muito bem monitorizadas pelo médico. E, em caso de alguma alteração nestes exames, o médico pode suspender o Metotrexato com a pronta recuperação dos exames do paciente.

Com isso eu gostaria que vocês entendessem que o Metotrexato pode ser muito bem utilizado, tem um posicionamento muito bem definido no tratamento da Doença de Crohn, não da Retocolite Ulcerativa. Mas na Doença de Crohn ele é utilizado por médicos especialistas que tem um manejo que tem experiência com esta droga, pois é uma alternativa bastante eficaz para os nossos pacientes.

Fonte
METOTREXATO por IAD – Instituto do Aparelho Digestivo