Pular para o conteúdo

Melhore sua Resistência à Insulina com 7 Dicas Essenciais.


Oi, tudo bem? Hoje queria falar um pouco com você sobre resistência à insulina e dar sete dicas de alimentação para melhorar esse quadro. É que a resistência à insulina ocorre quando o hormônio insulina, produzido no pâncreas, não consegue mais agir de forma eficiente para controlar os níveis de açúcar (glicose) no sangue, exigindo mais produção do hormônio para a mesma resposta. Para melhorar essa sensibilidade à insulina, é necessário melhorar a secreção de insulina no pâncreas, e a dieta tem um papel fundamental nisso.
Sete dicas para melhorar a resistência à insulina:
1. Substitua carboidratos de alto índice glicêmico, como pão branco e macarrão, por alimentos integrais com baixo índice glicêmico, como arroz integral e batata doce.
2. Evite sobremesas, refrigerantes e açúcar simples, que alteram muito a glicemia e prejudicam a produção gradual de insulina.
3. Limite a quantidade de tubérculos, como batata inglesa, e prefira opções com menor teor de carboidrato e mais fibras, como a batata-doce, batata-baroa e mandioca.
4. Priorize boas fontes de gordura, que colaboram para a redução do índice glicêmico da refeição e ajudam na saciedade, como abacate, azeite, castanhas e sementes.
5. Modere a quantidade de carboidrato que consome e combine-o com proteínas e fibras para modular o índice glicêmico e evitar picos de açúcar no sangue.
6. Inclua atividade física na rotina, pois ela gasta a glicose circulante e melhora a sensibilidade à insulina.
7. Divida o consumo de carboidratos em pequenas quantidades ao longo do dia para evitar sobrecarga à produção de insulina.
Lembre-se de que a alimentação tem um papel fundamental na prevenção e tratamento da resistência à insulina, mas é importante buscar acompanhamento profissional para orientações individualizadas e adequadas ao seu caso.
Fonte: 7 Dicas Para Melhorar a Resistência à Insulina por Nutricionista Patricia Leite