Pular para o conteúdo

Intolerância à lactose e alergia ao leite: entenda a diferença – Resposta de Luciana Spina


Olá! Hoje eu trouxe uma pergunta muito comum no meu consultório:
Qual é a diferença entre intolerância e alergia ao leite?
É muito importante a gente entender a diferença entre ter intolerância à lactose e ter alergia ao leite. Alergia ao leite, quando a gente fala que a pessoa tem alergia, essa alergia normalmente é à proteína do leite, a caseína que é a principal proteína do leite. 80% do leite é composto de caseína. Então, as pessoas que têm essa alteração do nosso sistema imunológico, a alergia é uma alteração imunológica com produção de igE, uma igE aumentada. Então, essas pessoas têm normalmente uma manifestação na pele. Aí, essa alergia pode aparecer na forma de placas de vermelhidão na pele e também sintomas digestivos que podem chegar a casos de diarréia, o que é muito diferente da intolerância à lactose.
A intolerância à lactose nada mais é do que uma deficiência e essa deficiência pode ser total ou parcial de uma enzima que digere a lactose. A lactose é o açúcar e a gente precisa no nosso tubo digestivo de uma enzima que digere esse açúcar. Algumas pessoas têm um problema de digestão, alguns problemas dessa enzima que fazem com que elas tenham formas leves, como por exemplo, um desconforto abdominal, uma sensação de barriga estufada ou até casos mais graves, como por exemplo, diarréias.
Então, os sintomas de intolerância à lactose eles são do ponto de vista digestivo e eles não têm sintomas de pele como existe, por exemplo, na alergia ao leite. A intolerância, ela é comum já essa alergia é muito mais rara, mas ela é de graus variados como eu falei. Então, existem a intolerância leve, que essa pessoa ela vai ter muito pouco sintoma, ou ela tem sintoma dependendo do tipo de alimento que ela ingere, por exemplo, ela pode ter diarréia se ela toma leite, mas ela não tem uma tolerância muito grande a outros tipos de laticínios como o iogurte, queijos e outros derivados do leite e ela pode ser também uma intolerância mais grave e que qualquer traço de leite, que às vezes têm, por exemplo, em massas de bolos e pães, essa pessoa às vezes já têm diarreia.
Nas duas formas, tanto na intolerância quanto na alergia, há uma necessidade de substituição alimentar desse leite. Então, nesses casos, o profissional da área de saúde, um médico ou nutricionista, vai estar orientando esses pacientes como que eles devem substituir o leite para evitar essas manifestações que são desagradáveis sem que perca o valor nutricional de proteínas e de alimentos e vitaminas importantes que têm no leite. Então, nada de excluir leite da alimentação se a gente não tem essas condições e que é necessário excluir.
Então é isso, espero que vocês tenham entendido. Foi uma pergunta que eu tive aqui no meu consultório recentemente e eu quis dividir com vocês porque eu sei que hoje em dia a gente ouve falar muito sobre isso “ah, eu tenho tolerância ao leite” e as pessoas confundem muito o que é a intolerância e o que é a alergia. Espero que eu tenha ajudado.
Um beijo, não se esqueça de colocar também as suas dúvidas e os temas para os nossos próximos vídeos. Até a próxima pessoal.
Fonte: QUAL É A DIFERENÇA ENTRE INTOLERÂNCIA À LACTOSE E ALERGIA AO LEITE? – Luciana Spina Responde por Luciana Spina