Pular para o conteúdo

Faringite: Causas, Sintomas e Tratamentos Naturais


Remédios Naturais para Faringite
Saiba o que é faringite: A faringite gera uma inflamação na garganta e pode ser provocada tanto por vírus (no caso da faringite viral) como por bactérias (sendo chamado de faringite bacteriana). Essa inflamação causa intensa dor de garganta, deixando-a bem vermelha. Em alguns casos, pode haver febre e podem surgir pequenos carocinhos doloridos no pescoço. Durante o tratamento, a pessoa tem que cuidar da alimentação, evitando alimentos muito quentes ou gelados, e também deve evitar falar, porque até mesmo isso pode incomodar a garganta, provocando tosse que pode agravar o desconforto.
Sintomas da faringite: Os sintomas da faringite incluem dor na garganta, vermelhidão, inchaço na garganta, dificuldade em engolir, febre e aumento da língua. Com o aparecimento dos sintomas, é importante consultar o otorrinolaringologista para que ele faça o diagnóstico e indique o tratamento adequado.
Causas da faringite: As causas da faringite estão relacionadas com os microorganismos que a provocam. Em caso de faringite viral, os vírus causadores podem ser removidos (coronavírus, adenovírus, influenza ou parainfluenza). Em relação à faringite bacteriana, a mais frequente é a faringite estreptocócica, causada pela bactéria Streptococcus beta-hemolítico, mas outras bactérias causadoras podem ser Pneumococo, Micoplasma pneumoniae, Staphylococcus aureus ou Haemophilus influenzae. Esses microorganismos podem ser adquiridos através do contato com as secreções de um indivíduo contaminado.
Alimentação alcalina: A primeira maneira de tratar uma inflamação deve ser com uma alimentação alcalina, baseada em frutas secas, frutas da época (especialmente as cítricas), verduras com vida e impurezas, saladas, legumes cozidos com alga kombu, cereal integral (arroz, milho, quinua, etc.), frutos e frutas secas cruas e sem sal, sementes (gergelim, abóbora, girassol), alho e cebola. Além disso, essa alimentação também auxiliará caso tenhamos prisão de ventre, visto que é um dos fatores que influenciam e pioram as inflamações. Podemos também preparar infusões para tomar ou fazer gargarejos ao longo do dia com gengibre cru, cristalizado ou em infusão, limão (utilizar limões orgânicos para se aproveitar sua casca que é muito medicinal), mel (preferivelmente orgânico, já que os outros geralmente levam aditivos artificiais), anis estrelado e com sementes, mastruz, malva, jengibre e com mousse (lagen) que suaviza a garganta.
Emplastro de mostarda: A mostarda é muito calorífica. Neste caso, podemos usá-la para jogar para fora todo o excesso de calor na nossa garganta. Necessitaremos de dois tecidos de linho, um tecido de lã, semente de linhaça e mostarda vermelha. Como preparamos o emplastro? Um terço da semente de linha por dois terços das sementes de mostarda vermelha e as misturar em os com um pouco de água quinta em uma tigela até fazer uma pasta. Pintaremos a pasta no tecido de linho em duas zonas, para que quando as colocamos, ela ficou respondendo aos lateral do pescoço. Uma vez colocar no, cobriremos com outros dois tecidos, primeiro de linho e depois o de lã. Quando a pessoa no tá começou a reação e dissipar o calor, deixe um minuto ou menos em cómodos ou poderá queimar sua pele.
Banho de pés: Quando há uma inflamação na garganta, às vezes também há febre. Uma maneira de equilibrar as temperaturas é provocar uma febre nos pés para baixar a inflamação na zona superior. Coloque em um recipiente com água bem quente o máximo que aguentar, duas colheres de bicarbonato sódico e ponha os pés durante 20 ou 30 minutos. Se esfriar, acrescente mais água quente. Depois, seque os pés e os mantenha-os aquecidos e secos. Manter os pés muito frios pode também massajá-los depois com o molho de mostarda.
Alongamento da língua: O exercício curioso de reflexologia que nos permitirá desinflamar garganta com grande rapidez consiste em segurar a língua com um pano limpo e esticá-la somente para fora, movimentando-a em todas as direções. Faça isso durante alguns segundos e repita o exercício duas ou três vezes. Mesmo que a situação seja estranha enquanto fazemos, ao acabar não terá uma sensação de bem-estar.
Remédio caseiro para faringite: Um ótimo remédio caseiro para faringite é o suco de abacaxi com própolis e mel, porque ele possui vitamina C e outras propriedades que fortalecem o sistema imunológico, facilitando a cura da doença.
Ingredientes:
– Uma fatia grossa de abacaxi
– Uma xícara de água
– Dez gotas de própolis
– Uma colher de mel
Modo de preparo: Coloque no liquidificador o abacaxi e a água e bata bem. Depois, acrescente o própolis e o mel e beba a seguir. Este suco pode ser tomado por três vezes por dia enquanto a faringite não foi curada, mas é importante fazer o suco e bebê-lo a seguir para que não se percam suas propriedades anti-inflamatórias.
Gostou das informações? Se gostou, curta o vídeo, inscreva-se no canal e compartilhe com seus amigos! O acompanhamento de um profissional da área é fundamental para a boa saúde.
Fonte: ✅ Faringite: Tratamentos Naturais, Sintomas e Causas! por Naturais – Cura Natural