Pular para o conteúdo

Esclerose múltipla e vacina: o que você precisa saber – Gaby Santos


próxima!
Oi oi meus amores! Acho que vocês já estavam acreditando que eu não apareço por aqui há seis meses. Com vergonha, me desculpem, mas só nessa loucura de pandemia, enfim, fiquei um pouco out aqui do YouTube. Eu prometi que ia gravar esse vídeo sobre coronavírus e esclerose múltipla, e agora vou adicionar um novo tema aqui, a vacina. Espero que gostem, prometo não ficar mais sumida por tanto tempo.
Portanto, o último vídeo que eu postei aqui para vocês foi sobre o Agosto Laranja. Por coincidência, eu já tinha tido convite quando eu soube desse vídeo para vocês, mas como a gente grava as coisas às vezes um pouquinho antes, quando eu gravei eu não tinha pego ainda. Eu peguei o corpinho no finalzinho de julho, lá pelo dia 25. Vou contar para vocês um pouquinho da minha experiência com a esclerose múltipla e o convite, porque antes disso eu tinha muitas perguntas de pessoas que tinham medo de pegar o convite tendo doença, pessoas que já tinham tido e me passaram alguns relatos. Enfim, graças a Deus, a minha foi muito, muito, muito leve. Quase não tive sintomas. Eu realmente só fui perceber que eu tinha quando fiz o exame. Tive com algumas pessoas que tinham dado positivo, e eu fui fazer o exame logo depois que fiquei sem paladar e olfato por 15 dias. Então, assim, isso é muito, muito, muito diferente. Você ter esse tipo de sintoma e não ter como você lidar. E é com vídeo, eu fiquei muito cansada. É um cansaço diferente de qualquer tipo de cansaço que você tem estando gripado ou outra doença. Fiquei muito sem apetite. Eu emagreci muito, não queria comer. Além de você também não sentir o gosto, então não tem vontade de comer nada. Comigo, realmente, porque eu sabia que eu tinha que comer para melhorar. Acho que o principal foi que eu não fiquei nervosa, não fiquei desesperada. Eu tava tranquila. Acho que se eu não tivesse feito o teste, eu ia continuar vivendo ali normal. No mesmo dia que eu fiz o teste, eu tinha feito uma caminhada de uma hora em jejum de março e eu senhora me senti nem um pouco ruim. E eu fiquei bem tranquila porque acho que se eu não tivesse tido assim tu mandou fato, acho que eu nem teria desconfiado. Talvez, mas foram poucos dias assim que eu fiquei ruim, mais cansaço. Eu fiquei boa depois de dez dias, eu já tava bem. O PCR deu negativo.
Quando começou a história da vacina, eu tive uma conversa com meu neurologista, Dr. Sérgio, para saber se era recomendado a gente tomar vacina, se é segura para gente, e qual era a relação dela com os remédios imunossupressores. E continuo fazendo tratamento, bom, com o Ocrevus, o Tecfidera, interferon beta, entre outros desses remédios. É o que acontece: vai tomar vacina, ela pode ser um pouco menos eficaz porque esses remédios são imunossupressores. Mas pode tomar vacina também sem problema nenhum. Só lembrando que essas informações foram para mim, pelo menos, pelo neurologista Dr. Sérgio Jorge, e elas foram tiradas da fundação internacional de esclerose múltipla. Então, como é que eu tô tirando a minha cabeça?
Outra questão importante que eu tive essa pergunta no Instagram: quem tem esclerose múltipla e não faz um tratamento, então não toma remédio para conter a doença. Enfim, pode tomar vacina porque essa vacina pode causar algum surto, né? Se você toma remédio, se você não toma remédio, não. Não tem nenhum estudo ainda comprovado que a vacina vai ter algum problema com a doença. Eu já vi casos de pessoa é a minha que tem fazer as mudas foi por duas vezes, então creche que tem que ter cuidado redobrado. Não tomei nenhum tipo de medicação. Isso é outra coisa que me perguntaram. Eu não tomei nenhum tipo de remédio. Eu fiquei só a monitorando como eu tava me sentindo. Eu não tomei medicamento, fiquei tranquila. Fui acompanhando, ficando em casa, descansando, bebendo muita água aqui, tá muito cheia. Acompanhando a saturação também do pulmão, que é muito importante, querendo ou não. Sim, as coisas podem mudar do dia para noite, né, nessa doença. Então aproveita para descansar. E assim, não se desespere que você tiver um médico de confiança que você tem mais contato, né, direto pelo WhatsApp. Essa é minha dica. Já tem que falar com ele.
Às vezes, a gente assiste as notícias e acha que é um bicho de sete cabeças, e realmente é para algumas pessoas, mas ele não reage igual em todo mundo. Então, essa é a principal dica que eu dou. Não se desespere porque não é igual para todo mundo. Espero que eu tenha conseguido passar um pouco de tranquilidade para vocês. E se vocês quiserem conversar comigo e dar dicas para os próximos vídeos, o que vocês querem saber, o que vocês querem ver, pode comentar aqui. Curte, comenta, compartilha, tá bom? Um beijo e até a próxima!
Fonte: Esclerose múltipla x Vacina | Gaby Santos por Gaby Santos