Pular para o conteúdo

Entenda como a psicossomática pode influenciar no zumbido no ouvido.


Olá pessoal! Queria gravar esse vídeo hoje. Estou aqui em uma praça diante do meu consultório, no Jardim Santa Cruz, para compartilhar com vocês algo que aconteceu aqui. Nós atendemos um paciente e eu tenho certeza de que depois ele pode identificar alguns elementos importantes no caso clínico.
Para aqueles que ainda não acreditam na psicossomática, eis que os fatores emocionais podem não estar ligados somente aos nossos sinais e sintomas não somáticos do nosso corpo. Este é um caso de zumbido no ouvido.
Nós recebemos este paciente há 15 dias, encaminhado pela equipe de otorrino com diagnóstico de zumbido. Ele havia feito um tratamento em uma universidade aqui em Campinas e nos procurou em busca de fisioterapia.
No atendimento, acolhemos este paciente e ele mostrou toda a insatisfação destes últimos oito anos, com inúmeros tratamentos e diversas abordagens. E foi então, na própria consulta, curiosamente, talvez quem acredite nisso não tem nada por acaso, eu tinha um livro em cima da minha mesa que falava sobre psicossomática e dor. Ele não havia notado a presença deste livro.
E curiosamente ele falou assim para mim: “Médico, tenho certeza, isso é psicossomático, né?” E, olha, isso foi até de arrepiar. Eu falei: “Olha, provavelmente você pode ter um agente somático envolvido, com certeza, né? Um trauma, exceto que já foi falado pelo médico. Mas se você está pontuando a possibilidade da psicossomática afetando o seu comportamento doloroso, é você falar algum fator que possa ter linkado na sua vida e não foi…”
E foi o término desta frase que ele falou assim para mim: “Olha, eu sei, provavelmente, exatamente a causa deste meu zumbido”.
Nós acolhemos este menino com um bloqueio que eu fiz, que ele estava com muita inflamação no nível do osso temporal. Fiz um bloqueio do lado direito e ele melhorou muito dos sintomas dolorosos. Passou por duas sessões de fisioterapia e imediatamente foi atendido por uma colega nossa que também participa do nosso programa do estado emocional. O estado emocional dele estava muito alterado. E, pasmem, hoje, depois de dez dias, este menino, se eu posso chamá-lo assim, ele vai ver este vídeo e falar que está completamente sem zumbido, as ideações suicidas.
A fase dele emocional está muito melhor. E é por isso que queria gravar este vídeo.
Acreditem no potencial dos nossos terapeutas, inclusive quem é doador. Ele é um terapeuta, você que ainda conta seria realmente um terapeuta. Ele é um psicópata ou matiko, querendo ou não. Fico feliz em poder gravar e passar esta mensagem para quem puder me assistir.
Hoje, um grande abraço de felicitações para todos vocês. Quero agradecer minha equipe de psicoterapia e fisioterapia que nos permitiu cuidar deste paciente com muito amor, carinho e dedicação. Sempre considerando que pacientes crônicos, até mesmo com zumbido no ouvido, têm a possibilidade de tratamento.
Não estou dizendo aqui que está curado, mas está controlado. E a expectativa de vida e esperança dele nos olhos e um sorriso está de volta.
Grande abraço a vocês. Obrigado pela atenção!
Fonte: A Psicossomática no Zumbido do Ouvido. por Jorge von Zuben