Pular para o conteúdo

Entrevista sobre Catapora: Sintomas, Tratamentos e Prevenção.

Mais sobre a Varicela

Vamos agora falar com o Dr. Edmundofilho sobre a varicela, também conhecida como catapora. Doutores, o que é essa doença?

A varicela é a doença infecto-contagiosa mais comum na infância. Na maioria das vezes, é benigna, mas pode ser fatal em alguns casos.

Quais são os sintomas da doença?

A varicela se caracteriza por febre, mal-estar e bolinhas no corpo, principalmente na face, no tronco, no couro cabeludo e menos nas extremidades, que evoluem rapidamente de uma manchinha até bolhinhas que rompem, viram feridas e crostas. A doença normalmente vai embora sozinha.

Como ocorre a transmissão?

A transmissão da varicela acontece normalmente através das vias aéreas, quando a pessoa infectada fala ou tosse, expelindo gotinhas que podem contaminar as pessoas próximas. O contato direto com objetos recém-encostados na pele de pacientes que estejam com as lesões ativas também pode transmitir a doença.

Como é feito o tratamento?

Quando a doença não é complicada, o tratamento é sintomático, com foco na febre, nos banhos frequentes e no uso de alguns produtos para aliviar a coceira, que é uma característica muito importante da doença. O problema da catapora é que, quando ela complica, pode exigir tratamentos bem mais cuidadosos, até mesmo com internação e procedimentos muito apurados, porque ela pode levar ao óbito.

Existe vacina para prevenir a varicela?

Sim, desde 2013 ela foi introduzida como uma vacina do plano nacional de imunizações. Ela já existe há muitos anos nas clínicas particulares e é feita a partir de 12 meses, com um reforço de três doses após a primeira dose, com intervalo de três meses. Para as crianças, a vacina é indicada com 15 a 24 meses. Nos adultos, a vacina de varicela pode ser feita quando houver exposição, em duas doses, com intervalo de 30 dias. Não é possível fazer a vacina para gestantes.

Qual é o maior período de incidência da doença?

O período de incidência são os períodos que antecedem o inverno e que são posteriores ao inverno, ou seja, no outono e na primavera. No entanto, os surtos podem aparecer durante o ano inteiro.

Como uma pessoa pode se prevenir da varicela?

A prevenção é a única forma de evitar a doença. O grande problema da prevenção da varicela é que ela também ajuda a prevenir as suas complicações futuras, como a herpes zoster, que falaremos a seguir.

Consumir líquidos, como sucos e água, pode ajudar no tratamento. Uma boa alimentação também é importante para a recuperação de todas as doenças, não só da varicela.

Depois de infectado, quanto tempo dura a doença?

Depois que se pega a doença, há um período de incubação que dura aproximadamente de 14 a 16 dias. O período de estado de doença, com as bolinhas e as crostas, dura um período de aproximadamente 7 a 14 dias. Ela é contagiosa enquanto existirem lesões ativas. Quando as lesões secarem, não há mais transmissão.

É possível pegar catapora pela segunda vez?

É possível, embora seja mais raro. A maioria das pessoas desenvolve uma imunidade parcial contra a doença depois de pegá-la uma vez, mas isso não é verdade para todos os casos.

Se uma gestante contrair varicela, quais são os riscos?

As gestantes devem tomar muito cuidado, pois se a varicela acometer uma gestante, o feto pode ter uma embriopatia fetal extremamente grave, o que pode levar a sequelas gravíssimas, inclusive a óbito.

Quais são as suas dicas finais?

Antes de engravidar, todas as mulheres que não tiveram varicela devem fazer a vacina. Aos 12 meses, é indicada a primeira dose de vacina da varicela, que deve ser repetida como reforço com 15 meses, no máximo até 24 meses. Todas as pessoas que ainda não tiveram a varicela podem fazer a vacina, inclusive os adultos, com intervalo de 30 dias entre uma dose e outra, para garantir realmente o efeito protetor.

E lembre-se: a prevenção é a única forma de evitar a doença e suas complicações futuras, como a herpes zoster.

Fonte: Catapora – Entrevista por Karol Meier