Pular para o conteúdo

Entendendo as valvas cardíacas: bicúspide, tricúspide, mitral, átrioventricular e semilunares

Anatomia do Coração

Olá, pessoal da Anatomia! Tudo bem com vocês? Na aula de hoje, nós vamos falar um pouquinho sobre o coração. Como nós já sabemos, ele recebe o sangue do corpo vindo pelas veias Cavas. Esse sangue vai cair no átrio direito, passar para ventrículo direito e daí subir pelo tronco pulmonar em direção aos pulmões. Lá ele sofre uma troca gasosa e esse mesmo sangue retorna para o coração, caindo no átrio esquerdo. Esse sangue agora tem que ir para o ventrículo esquerdo para que possa sair pela famosa artéria aorta.

Não à toa, costumamos se separar o coração em dois lados: lado esquerdo e lado direito. Ou seja, o lado esquerdo tem que ser aquele com o oxigênio e o lado direito tem sangue com gás carbônico. Mas para que esse sangue possa passar de átrios para ventrículos ou de ventrículos para artérias, tem que passar por algumas ossoshostil. Isso significa uma Oi e essa passagem é protegida por uma espécie de uma tampinha. Essa tampinha seria chamada então de valva ou válvula.

Vamos imaginar então que nós vamos fazer o corte axial aqui nesse boneco. Eu vou continuar representando os mesmos lados. É como se o boneco deitasse com a cabeça virada lá para o desenho e os pés apontados aqui para você. O lado direito continua sendo representado como mesmo e o lado esquerdo também.

Aqui, então, nós temos a representação da parte anterior, uma partezinha aqui do osso esterno e a parte posterior. Aqui nós temos vértebras e costelas. Pois bem, cada folheto desse que você está vendo no desenho significa uma válvula. Ou seja, é a mesma coisa que uma cúspide, em latim cúspide significa pontada agulha ou também uma válvula.

E antes você pensa que eu estou fazendo confusão, dá uma olhada como o artista Frank Neto e marcou no Atlas dele. Cúspide semilunar direito, a cúspide semilunar esquerda anterior. Agora dá uma olhada também no atrás da sua bota. Válvula semilunar posterior, válvula semilunar direito e válvulas semilunares esquerda. Porém, todas fazem parte da valva do tronco pulmonar.

Então, quer dizer que cada folheto é uma válvula e o conjunto delas é uma válvula. Válvula significa o conjunto de válvulas. Estaria então errado se eu disser para você que aqui é uma válvula bicúspide. Eu estaria dizendo que é uma válvula de duas válvulas. O correto seria então chamarmos de valva atrioventricular esquerda bicúspide ou mitral. Ou seja, válvula é o conjunto. Pela mesma ideia, eu queria dessa lado aqui, valva mitral direita ou tricúspide. Ou seja, uma valvula com três válvulas.

Anteriormente, eu tenho uma valva semilunar pulmonar e posteriormente a ela, uma valva semilunar aórtica. Dá uma olhada: nós vamos pintar de cor azul as válvulas que representam o lado direito. A valva atrioventricular direita ou tricúspide e a valva semilunar pulmonar ou valva do tronco pulmonar. De cor vermelha, nós vamos pintar as válvulas que representam o lado esquerdo: a valva atrioventricular esquerda bicúspide ou mitral e a valva aórtica ou valva aórtica.

Aqui no desenho do boneco, nós vamos também deixar representar as válvulas do lado esquerdo de cor vermelha e as válvulas do lado direito de cor azul. Repare que é possível marcar o folheto. Então agora depende da posição de cada um deles. Sendo assim, pode ser chamados de valvulas ou cúspides. Correto então aqui para o tronco pulmonar, nós teríamos uma valva semilunar anterior, valva semilunar esquerda e valva semilunar direita da valva pulmonar.

Para aorta, nós teremos então a valva cuspe de semilunar esquerda posterior e direita da valva aórtica. Para valva bicúspide, nós temos uma valva posterior e uma valva anterior. Essa anterior também poderia ser chamada de aórtica em referência à posição dela por estar próxima da artéria aorta. Ok. Para valva tricúspide ou atrioventricular direita, não seremos então as valvulas ou cúspides septal por estar mais próxima do septo interventricular ou também chamada de Medial posterior e anterior.

Se você gostou do vídeo, deixe o seu like, compartilhe e inscreva-se no canal. E comente. Eu espero ter ajudado por hoje. Em até a próxima. Um abraço.

Fonte: Valvas cardíacas – BICÚSPIDE, TRICÚSPIDE, MITRAL, ÁTRIOVENTRICULAR, SEMILUNARES… por Anatomia papel e caneta