Pular para o conteúdo

Entenda as diferenças entre Diabetes Tipo 1 e Tipo 2: sintomas, causas e tratamentos.

O que é diabetes?

De uma forma bem simples, diabetes é o excesso de açúcar no sangue. O açúcar também pode ser chamado de glicose e é uma fonte importante de energia para o nosso corpo. Mas de onde é que vem a glicose? Existem várias formas, mas a principal fonte de glicose para manter a gente com energia são os alimentos que têm carboidrato. Alguns desses alimentos são frutas, pão, arroz, feijão, e muitos outros alimentos consumidos durante o dia.

Como o corpo absorve a glicose

Para a glicose entrar dentro da célula, é preciso um hormônio chamado insulina, produzido pelo pâncreas. Toda vez que a glicose entra na célula, a insulina tem que vir antes e abrir o caminho. Quando a glicose não consegue entrar na célula, ela fica circulando pelo sangue. Esse problema acontece quando a pessoa tem diabetes.

Tipos de diabetes

Existem dois tipos de diabetes: diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2. A diabetes tipo 1 acontece quando o corpo não produz insulina, normalmente em crianças e adultos jovens. Sem insulina, a glicose não consegue entrar dentro da célula e, por isso, o açúcar fica alto no sangue. Já a diabetes tipo 2 acontece quando o corpo tem resistência à insulina. Normalmente, isso ocorre em pessoas com mais de 40 anos, obesas, com maus hábitos alimentares, vida estressante e sedentária.

No caso da diabetes tipo 2, a insulina chega à célula, mas não é reconhecida e não consegue abrir caminho para a glicose entrar. Uma resposta natural do corpo seria produzir mais insulina, mas esse excesso pode ser bastante prejudicial para o pâncreas, prejudicando a saúde do indivíduo.

Por que é importante tratar?

Tratar o diabetes é importante para manter o açúcar no sangue sob controle e evitar problemas graves de saúde, como problemas nos rins, nos olhos e nos pés.

O diabetes é uma doença silenciosa e mesmo que a pessoa não esteja se tratando de forma adequada agora, pode ser que nenhum dos problemas citados aconteçam, mas normalmente é uma questão de tempo. Por isso, é muito importante tratar o diabetes desde cedo, pensando no futuro.

Se você ficou com dúvidas, escreva nos comentários. Inscreva-se no nosso canal para receber conteúdo toda semana sobre diabetes.

Fonte: Diferença entre Diabetes Tipo 1 e Tipo 2 por Diabetes de Precisão