Pular para o conteúdo

Alimentos recomendados para dieta hipertensa – Dr. Davi Jing Jue Liu.

4 grupos de alimentos para prevenir a hipertensão arterial sistêmica

Hoje vamos falar sobre quatro grupos de alimentos que você pode indicar para o seu paciente com o objetivo de prevenir a hipertensão arterial sistêmica. A seguir, apresentaremos alguns artigos científicos que podem embasar a sua tomada de decisão e individualizar o tratamento do seu paciente.

1. Grãos integrais

Comparado aos alimentos refinados, os grãos integrais possuem maior chance de prevenir a hipertensão arterial sistêmica. Um aumento do consumo de 30 gramas por dia está relacionado à redução do risco de até 8% da hipertensão arterial sistêmica. Adotar esse hábito regularmente pode até reduzir em 15% a chance de se desenvolver a doença.

2. Derivados de leite

Cerca de 200 gramas de laticínios todos os dias está associado a uma redução de até 5% no risco de desenvolver hipertensão arterial sistêmica. Os benefícios de pessoa a pessoa podem variar conforme a ingestão, por isso deve-se ter cuidado em recomendar a ingestão de laticínios para quem tem intolerância à lactose.

3. Nozes

Um aumento do consumo de nozes para cada 28 gramas ao dia poderia reduzir o risco em aproximadamente 15% de hipertensão arterial sistêmica. É um alimento pouco valorizado no Brasil, mas estudos de outras regiões do mundo corroboram com essa tese.

4. Frutas

Sete estudos robustos com relação a frutas foram realizados para avaliar a prevenção da hipertensão arterial sistêmica. No total, 94 mil pacientes foram avaliados e foi observado que uma ingestão diária de 100 gramas de frutas, como uma maçã média por exemplo, pode trazer benefício em reduzir até 7% risco de hipertensão arterial sistêmica.

Como aplicar no dia-a-dia

Uma sugestão para aplicar esses grupos de alimentos no dia-a-dia do paciente é recomendar por exemplo um saquinho de nozes e um pão integral com uma fatia de queijo no lanche da manhã e de tarde, e uma maçã e um iogurte no lanche da tarde. Fazendo isso, já consegue-se trazer um benefício gigantesco para o paciente. Claro, sempre associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Lembre-se que a prevenção da hipertensão arterial sistêmica é fundamental para a saúde do paciente e uma dieta equilibrada é parte importante do tratamento. Por isso, é essencial estar atualizado sobre os estudos científicos e abordar esse assunto com o seu paciente.

Fonte: Dieta e Hipertensão Arterial Sistêmica: Alimentos recomendados | Dr. Davi Jing Jue Liu por CANAL DO EDITOR