Pular para o conteúdo

Entenda os sons da ausculta cardíaca: cliques, estalidos e atrito pericárdico.


Olá pessoal, eu sou do MTur Marçal e sejam bem-vindos ao blog Imedi TV. Na aula de hoje, vamos aprender como é a ausculta cardíaca dos cliques, estalidos e do atrito pericárdico.
Antes de começar, vou indicar novamente o canal Quero Ser Médico do meu amigo Bruno. Nele, você poderá assistir aulas de casos clínicos, fisiologia e outros temas da medicina. Sem contar que se você está pensando em cursar medicina, ele também te dará dicas de vestibular e mostra como é o dia a dia no curso de medicina. Parte lá para conferir. Vou deixar um link no vídeo e na descrição.
Então, vamos lá. Os cliques são estalidos sons agudos e de curta duração, sendo que os cliques ocorrem nas sístoles e os estalidos ocorrem na diástole. Para entender melhor a relação e situação de cada som, vamos desenhar um esquema.
Primeiro, temos o clique, seguido dos estalidos. Os cliques podem ser próprios (históricos) que também são chamados de cliques de ejeção, ou telessistólicos, que também são conhecidos como não efetivos. Os cliques de ejeção são de origem na válvula aórtica ou pulmonar. Um bom exemplo é o clique de ejeção da estenose aórtica. Os cliques não efetivos podem estar relacionados ao prolapso da válvula mitral, podem ser relacionados também ao pericárdio ou serem de origem sistólica. Aqui daremos ênfase ao prolapsoda válvula mitral.
Já os estalidos estão relacionados com a abertura das válvulas atrioventriculares, ou seja, a mitral e a tricúspide. Nesse caso, daremos ênfase na estenose mitral.
Agora, vamos ver um exemplo de clique efetivo na estenose aórtica. Primeiro, vamos escutar o clique e depois o clique associado ao sopro de estenose aórtica.
Agora, vamos associar o sopro. Percebam que podemos diferenciar do desdobramento da primeira bulha pelo timbre mais agudo do clique.
Agora, vamos ver um exemplo de clique não efetivo em um caso de prolapso de válvula mitral. Primeiro, vamos escutar o clique e depois o clique e o sopro de insuficiência mitral.
Agora, vamos associar o sopro.
Agora, vamos ver um exemplo de estalido de abertura da válvula mitral em um caso de estenose mitral. Da mesma forma, primeiro vamos escutar somente o estalido e depois adicioná-lo ao sopro de estenose mitral.
Agora, vamos associar o sopro.
Uma dúvida frequente que pode acontecer é confundir o estalido de abertura mitral com o desdobramento da segunda bulha, ou com a terceira bulha. Uma forma de diferenciá-los é que o estalido é mais agudo do que a terceira bulha e é melhor audível no foco mitral, enquanto que o desdobramento da segunda bulha é mais audível no foco pulmonar.
Agora, vamos falar do som do atrito pericárdico na ausculta. O som do atrito pericárdico acontece devido ao roçar dos folhetos do pericárdio inflamado. Esse ruído pode acontecer tanto na sístole quanto na diástole e não tem relação nenhuma com as bulhas. A intensidade pode variar bastante, dia a dia ou até mesmo com o passar de horas. O local onde se melhor ouve na ausculta é entre a ponta do coração e a borda externa esquerda. Ele é comparado ao ruído obtido ao pressionar um pedaço de couro novo. Uma maneira de produzir esse som é colocando o diafragma do estetoscópio na palma da mão e selecionar o gosto dessa mão com o indicador da outra mão.
Como podemos ver neste vídeo, o som do atrito pericárdico pode ser dividido em três componentes: o sistólico, o diastólico e os histéricos. Os histéricos podem ocorrer a qualquer momento da sístole. O sistólico já os diastólicos geralmente ocorre no início e no final da diástole. Isso porque nestes momentos é que ocorre a distensão e retração do pericárdio. Entretanto, as referências bibliográficas podem variar a respeito das características do atrito.
O pericárdio pode ser confundido com sopros, estalidos e uma maneira de diferenciá-los é situando a sua localização incomum no foco cardíaco, observar o timbre e há grande variação com o passar de horas ou poucos dias.
Agora, vamos escutar um exemplo de som de atrito pericárdico.
Então, é isso pessoal. Espero que tenham gostado. Vou deixar aqui também o link para as outras aulas. Não se esqueça de assinar o canal, curtir nossa página no Facebook e se gostou do vídeo, clique em curtir, adicione aos favoritos e ajude na divulgação para que possamos postar vídeo com mais frequência. Vou deixar na descrição do vídeo a referência de material utilizado. Deixe suas críticas e comentários e até a próxima.
Fonte: Ausculta cardíaca – cliques, estalidos e atrito pericárdico por MedTV – DrJulioMassao