Pular para o conteúdo

Cálculo do índice cardiotorácico e sinais de insuficiência cardíaca esquerda.


Fala colega! Que tal aprender como calcular o índice cardiotorácico, uma forma de medir a área cardíaca, e, consequentemente, avaliar sinais de aumento de câmaras cardíacas?
A radiografia é uma ferramenta poderosa na avaliação de problemas do sistema cardiovascular. Muitas vezes, os sinais que podem chamar a atenção não são óbvios para todos, como é o caso do coração aumentado deste paciente. Ele apresenta edema nos membros inferiores e dispneia, além do sopro metral e ictus no 7º espaço intercostal.
Para medir a área cardíaca, é necessário calcular o índice cardiotorácico. Com uma linha traçada nos processos espinhosos, é possível dividir o coração em dois pontos de maior distância da borda cardíaca direita e esquerda.
A soma dessas duas distâncias é dividida pela maior distância do diâmetro torácico, resultando no índice cardiotorácico. Esse valor deve ser menor que 0,5 em adultos saudáveis. Em casos de índice aumentado, significa que o paciente pode apresentar sinais de aumento de câmaras cardíacas.
Alguns dos sinais de aumento de câmaras cardíacas incluem:
– Duplo contorno na margem cardíaca direita, que é o sinal de aumento do átrio direito e ventrículo esquerdo;
– Aumento no ângulo carinao, que é o sinal de aumento do átrio esquerdo;
Ictus mais baixo do que o normal, que pode indicar hipertrofia do ventrículo esquerdo.
A avaliação de sinais de aumento de câmaras cardíacas pode ajudar a correlacionar dados clínicos e radiográficos e auxiliar na tomada de decisão do profissional de saúde sobre o melhor tratamento para o paciente.
Esperamos ter ajudado! Até a próxima!
Fonte: COMO CALCULAR ÍNDICE CARDIOTORÁCICO | SINAIS DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA ESQUERDA por Você Radiologista com João Paulo Queiroz