Pular para o conteúdo

Entenda o que é linfonodo reacional e suas causas

Linfonodo Reacional

Olá, sou Dr Jônatas Catunda, Cirurgião de cabeça e pescoço e faço esses vídeos para explicar de uma forma clara e fácil de entender, um pouco sobre as doenças da região da cabeça e pescoço.

Sobre os linfonodos, você precisa saber que todo mundo tem linfonodos. A região da cabeça e pescoço é uma das áreas onde há maior concentração, pois esses órgãos são órgãos de defesa: os gânglios linfáticos que nos protegem contra infecções virais e bacterianas.

Linfonodo reacional nada mais é do que um linfonodo que pode estar aumentado para nos proteger contra uma infecção. Na infecção, o linfonodo cresce para produzir anticorpos e células de defesa que vão atacar os microorganismos que estão tentando nos infectar.

Linfonodo reacional no ultrassom vai aparecer um pouco aumentado às vezes, mas tem características de linfonodo benigno. Ele é alongado, tem hilo, tem a gordura peri-hilar.

  • O linfonodo maligno, que é a grande suspeita que as pessoas têm, o grande medo é se aquele linfonodo é uma doença ou não, é um linfonodo arredondado, linfonodo globoso, que tem perda da estrutura hilar, é um linfonodo que é bem atípico. Inclusive é esse o termo: linfonodo atípico, que deve ser investigado e avaliado se é uma suspeita de câncer ou não, principalmente câncer na região da cabeça e pescoço.
  • Pacientes que fazem tratamento de câncer de tireóide sempre realizam um ultrassom de rotina e a preocupação é ver se tem linfonodos atípicos, linfonodos suspeito de metástase linfonodal.

Linfonodo reacionais não é motivo para preocupação. Linfonodo reacional pode ser doloroso, pode ser aumentado, mas geralmente é um linfonodo mole, móvel, diferente do linfonodo suspeito de doença maligna, que é um linfonodo que cresce e não diminui, linfonodo duro, fixo às estruturas profundas do pescoço. Esses são os nódulos suspeito de serem malignos.

Se você tem alguma lesão cervical palpável, é interessante que você marque uma consulta com o médico para que ele avalie e talvez até peça um ultrassom para avaliar melhor esse caso.

Esses vídeos são meramente educacionais e não devem ser utilizados para se autodiagnosticar nem se auto-tratar. São apenas para fornecer mais informações aos pacientes para que eles participem na decisão do tratamento. Eu não quero que você não vá pro médico. Pelo contrário, quero que você procure um médico para cuidar do seu problema de saúde, mas que, chegando lá, você saiba mais ou menos o que é que apareceu em você.

Se você gostou, clique em curtir, clique em gostei e até o próximo! Muito Obrigado!

Código:

Fonte
O que é linfonodo reacional? | Dr Jônatas Catunda por Dr Jônatas Catunda – Cirurgia de cabeça e pescoço