Pular para o conteúdo

Entenda o funcionamento do Ciprofloxacino: Benefícios e efeitos colaterais.

Ciprofloxacino: doses, indicações e efeitos colaterais

Olá pessoal, eu sou o Doutor Júlio Marçal e no vídeo de hoje vamos falar sobre o Ciprofloxacino, um antibiótico muito utilizado atualmente.

Antes de começar, é importante ressaltar que o uso de antibióticos deve ser feito apenas com prescrição médica.

Como o Ciprofloxacino age no corpo

O Ciprofloxacino é um antibiótico da classe das quinolonas, que atua bloqueando a síntese de DNA bacteriano. Ele é um potente bactericida e é indicado principalmente para infecções do trato urinário, órgãos genitais, partes moles, articulações, ossos, trato gastrointestinal e algumas infecções por bactérias do tipo Pseudomonas. Ele pode ser utilizado em algumas ocasiões para infecções do trato respiratório, dependendo da indicação médica.

Doses e indicações

As doses para pacientes adultos oscilam bastante e vão depender do que está sendo tratado, mas usualmente é de 500mg de 12 em 12 horas. O tempo de uso também varia, podendo ser em dose única, ciclo de 3, 7, 14 dias ou mais, dependendo da indicação médica. O Ciprofloxacino pode ser tomado com ou sem refeições e de preferência ingerido inteiro, mas o estômago vazio acelera a absorção da medicação. O uso de antiácidos ou medicações que contenham cálcio, ferro, magnésio ou alumínio pode prejudicar a absorção da medicação.

  • Usualmente é indicado para infecções do trato urinário e órgãos genitais;
  • Pode ser utilizado para infecções de partes moles, articulações, ossos e trato gastrointestinal;
  • Em algumas ocasiões, pode ser utilizado para infecções do trato respiratório;
  • As doses para pacientes adultos oscilam bastante e vão depender do que está sendo tratado, mas usualmente é de 500mg de 12 em 12 horas;
  • O tempo de uso também varia, podendo ser em dose única, ciclo de 3, 7, 14 dias ou mais, dependendo da indicação médica;
  • O Ciprofloxacino pode ser tomado com ou sem refeições e de preferência ingerido inteiro;
  • O uso de antiácidos ou medicações que contenham cálcio, ferro, magnésio ou alumínio pode prejudicar a absorção da medicação.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns são náuseas, vômitos e, às vezes, vermelhidão na pele, coceira e outros sinais de alergia. Se esses sinais acontecerem, é importante parar a medicação e informar o médico para ver quais providências tomar. É importante ressaltar que as quinolonas devem ser utilizadas com cautela em pacientes cardiopatas que estão utilizando antiarrítmicos, porque essa medicação pode prolongar o intervalo QT no eletrocardiograma. Ela também não é indicada para gestantes e lactantes.

  • Os efeitos colaterais mais comuns são náuseas, vômitos, vermelhidão na pele, coceira e outros sinais de alergia;
  • As quinolonas devem ser utilizadas com cautela em pacientes cardiopatas que estão utilizando antiarrítmicos;
  • Não é indicada para gestantes e lactantes.

É importante sempre seguir as orientações médicas e informá-lo sobre qualquer sinal de reação adversa.

Fonte
ciprofloxacino como funciona? por MedTV – DrJulioMassao