Pular para o conteúdo

Entenda a Diabetes Gestacional em mulheres grávidas.


Olá, meu nome é Juliana Matos, ginecologista e obstetra da clínica Matohoje. Nós vamos conversar um pouquinho sobre diabetes gestacional.
A diabetes gestacional ocorre somente na gravidez. No início da gestação, a placenta é formada e é responsável pela produção de vários hormônios que mantêm um equilíbrio hormonal. Durante a evolução da gestação, a grávida terá inúmeras alterações hormonais e a placenta pode apresentar uma alteração na homeostase da insulina. A glicemia aumenta e os sintomas de diabetes começam a aparecer.
Os sintomas são aumento da ingestão de água, aumento da urina e aumento da frequência de idas ao banheiro para urinar. Na diabetes gestacional, a frequência é exagerada e a urina pode ficar mais amarela. Para o bebê, isso pode ocasionar aumento de peso e nascimentos de bebês maiores do que o esperado, hipoglicemia, obesidade e um maior risco de diabetes gestacional na vida adulta.
Para diagnosticar a diabetes gestacional, são feitos exames de glicemia durante o pré-natal, e a partir da 24ª semana, é solicitado o teste de tolerância oral à glicose.
O manejo da diabetes gestacional envolve qualificação da dieta, exercícios físicos, mudanças de hábitos e, em alguns casos, insulinoterapia. É importante continuar o acompanhamento com o obstetra após o parto, pois algumas pacientes podem continuar a ser diabéticas.
Se você gostou desse vídeo, inscreva-se no nosso canal, ative o sininho de notificação, deixe o seu comentário e o seu like. Você receberá novos vídeos. Obrigada.
Fonte: Gravidez + Diabetes = Diabetes Gestacional por Amato – Instituto de Medicina Avançada