Pular para o conteúdo

Relato sobre diabetes gestacional: Sintomas, tratamento e cuidados a serem tomados


Diabetes Gestacional: Entenda como controlar

O vídeo de hoje é para aquelas pessoas que se interessam pelo tema da diabetes gestacional e chegaram aqui em busca de informações atualizadas. Eu sei que quando descobri que estava com diabetes gestacional, tive muita dificuldade para encontrar informações precisas sobre o assunto na internet. Por isso, prometi que gravaria um vídeo sobre o tema para ajudar outras mulheres que passam por isso. Espero que você goste e vamos lá!

Para quem não sabe, eu tenho uma bebê de quatro meses, a Maria, que nasceu em Maio deste ano. Após realizar o exame da curva glicêmica, que mapeia e identifica a diabetes gestacional, comecei a ter alguns sintomas, como muita sede e edema. Fui ao médico e descobri que estava com a glicemia em jejum em 105, já indicando diabetes gestacional.

Comecei a controlar minha alimentação, diminuindo a ingestão de sucos naturais e carboidratos, além de fazer o uso de medicamentos para controlar a glicemia. Durante cerca de vinte dias, consegui manter uma alimentação saudável e controlar a glicemia. No entanto, a partir da trigésima segunda semana, comecei a desbalancear minha alimentação e surgiram outros problemas, como a retenção de líquidos, dificuldade para realizar atividades do dia a dia e pressão alta.

A diabetes gestacional é perigosa tanto para a mãe quanto para o bebê, causando riscos de morte fetal e desconforto respiratório ao nascer. Por isso, é importante que as mulheres façam um acompanhamento médico adequado durante a gestação. Após a trigésima sétima semana, eu estava mais tranquila, mas ainda assim era necessário controlar a alimentação para evitar complicações. A diabetes gestacional pode ser tratada e é possível controlar a glicemia com dietas e medicamentos.

A cultura do nosso país ainda faz com que as informações sobre o tema sejam escassas e imprecisas. Por isso, muitas mulheres acabam optando por cesáreas ao invés de parto normal, acreditando ser mais seguro. É importante que exista mais informação sobre a diabetes gestacional e seu tratamento para que as mulheres tenham conhecimento dos riscos e possam se cuidar durante a gestação. Se você está passando por isso, saiba que não está sozinha e que existem tratamentos e formas de controlar a glicemia.

Espero que tenha gostado do vídeo e em breve contarei minha experiência com o parto. Se ainda não se inscreveu em nosso canal, clique aqui e deixe seu joinha!

Fonte: Diabetes gestacional: Meu relato! por Carla Leone