Pular para o conteúdo

Disfunção Erétil: Tipos, Causas e Tratamentos


A obesidade é um problema comum entre aqueles que estão acima do peso, como os churrasqueiros que gostam de comer com uma cerveja. Comprovadamente, o excesso de peso leva à impotência e disfunção erétil, sendo necessário cuidado com a alimentação e idade das pessoas.
Não é verdade que apenas as pessoas de terceira e quarta idade sofrem de impotência, os jovens também podem sofrer desse problema. Temos exemplos entre jovens hindus e a dona Marta, de 24 anos, de Guarapiranga, São Paulo, que relata que seu marido falha várias vezes durante o sexo. A dona Sônia, de 55 anos, de Itaquaquecetuba, São Paulo, conta que seu marido, de 78 anos, teve problemas de próstata e ficou quase três anos com sonda. Após isso, ele perdeu a ereção e não sente prazer mais. A Dona Renata, do Bairro Pico do Amor, Cuiabá, Mato Grosso, também relata que seu esposo, com a mesma idade dela, está apresentando problemas com a ereção no ato sexual.
Diversos fatores podem levar à impotência sexual, incluindo a arterioesclerose, que ocorre devido à gordura, obesidade e falta de exercício físico. Isso endurece as artérias do corpo e cria placas de colesterol, chamadas ateromas, que impedem a circulação do sangue no pênis. Pessoas com arteriosclerose podem sofrer de impotência sexual.
Acidentes, como de carro ou moto, podem causar lesões graves nas artérias e nos nervos que comunicam o cérebro ao pênis, resultando em problemas de capacidade sexual. Drogas, como álcool, cocaína e maconha, também pode levar à impotência sexual, seja afetando os nervos ou causando problemas hormonais.
Problemas urológicos também podem levar à impotência, como é o caso de homens que precisam operar a próstata. Pelo menos em 50% dos casos, eles apresentam problemas de impotência sexual. Além disso, problemas neurológicos, de coluna ou de medula podem afetar a capacidade de ereção, assim como problemas hormonais (embora esses sejam menos comuns em homens).
Os problemas de ereção podem ser divididos em problemas psicológicos ou orgânicos, sendo que a maioria dos casos são mistos, ou seja, envolvem uma combinação de ambos. Por isso, uma equipe multidisciplinar composta por vários especialistas da medicina (como psicólogos, urologistas, cirurgiões vasculares, neurologistas e cirurgiões) deve trabalhar em conjunto para tratar adequadamente pessoas com impotência sexual ou disfunção erétil.
Fonte: Disfunção Erétil — Tipos, Causas e Tratamentos – Parte 2 por Maedu