Pular para o conteúdo

Dicas para controlar a diabetes: por que algumas pessoas têm dificuldade?


Olá pessoal, tudo bem? Eu sou o Dr. Não Ligasse, endocrinologista e nutrólogo daqui em Cajati. Hoje, nós vamos conversar a respeito de alimentação no diabetes.
Então, vem comigo! O Jamil me fez a seguinte pergunta: “Doutor, eu tenho 45 anos, sou diabético há cinco anos e a cada consulta que vou no médico, sou introduzido a um remédio novo para o diabético. Atualmente, já tomo 3 remédios e nunca minha glicose está boa. Tenho muita dificuldade em entender o que posso me alimentar. Já fui para vários nutricionistas e cada um me passa uma dieta diferente e eu fico muito confuso. Me sinto cansado e tenho dificuldade para fazer exercício. O que fazer para melhorar meu diabetes?”
Jamil, essa é a dúvida de muitos diabéticos. Aliás, alimentação é a grande verdade é que não existe um único caminho, existem vários caminhos para você obter a melhor hora do seu diabetes. Por isso, que a cada ano, você vai em um nutricionista, tem uma linha diferente e te passa uma dieta diferente. Porém, não há dúvida que bons hábitos alimentares e atividade física fazem parte de qualquer tratamento do diabetes.
Primeiro, para poder te ajudar a responder essa pergunta, eu quero te mostrar como que é que você vai controlar a glicose. A glicose ela controla através da insulina. A insulina é um hormônio que é liberado com alimentação, principalmente com consumo de carboidratos. A insulina se liga no receptor da insulina e transloca um transportador chamado glut. Esse transportador vai entrar glicose para dentro da célula e isso vai fazer baixar a sua glicemia.
O que ocorre no diabetes? Logicamente, simplificadamente, ou tem diminuição da secreção de insulina, por falta de insulina, aí não se liga a missoni no receptor e não transloca o glut, que é esse transportador de glicose. E a insulina age mal, o que provavelmente é o caso que a grande maioria dos diabéticos que estão acima do peso e tem resistência insulínica, não é por falta de insulina e sim porque isso lino mais direito e aí a hora que se liga no receptor, ela não tem uma ação efetiva e não transloca esse transportador para botar a glicose dentro da célula. A boa notícia para você é que não só insulina consegue transportar esse receptor para entrar glicose dentro da célula, o exercício físico é um estímulo que faz você fazer translocação do glut, como eu mostro neste slide, porque ativa uma via metabólica chamado a mtk e faz entrar a glicose vendo a cela independentemente da insulina.
Então, ela funciona como um remédio para você e esse efeito tem uma duração de 24 horas. Recomendo que você faça um pouco de atividade física todos os dias, pensando que são remédios, um tremendo remédio para controlar sua glicose. Como eu mostrei para vocês anteriormente, glicose alterada gera muito estresse oxidativo e o estresse oxidativo destrói a célula, destrói o DNA, oxida gordura, entope as artérias, lesiona o nervo e isso aumenta o risco de complicações. Então, na minha visão, a principal forma de se alimentar do diabético é uma alimentação muito rica em antioxidantes, porque isso vai ajudar a combater o estresse oxidativo, que naturalmente ocorrem no diabético, que leva as temidas complicações do diabetes.
Então, para controle da glicose, como eu falei para vocês, não existe um único caminho. Porém, eu considero muito importante que o diabético diminua o consumo de carboidratos, principalmente aqueles carboidratos que sobem rapidamente o açúcar no sangue, como, por exemplo, doces, massas, pães, bolos e principalmente, industrializados que geralmente são aditivados com açúcar, como, por exemplo, refrigerantes, biscoitinhos, bolachinhas.
Isso que mais precisam tomar cuidado e quando comer carboidratos, como é carboidratos complexos, com menor e glicêmico, ou seja, que levam mais lentamente o açúcar no sangue, como, por exemplo, os carboidratos de raízes, tubérculos das frutas e tomar cuidado mesmo assim com o excesso. O consumo desses alimentos, porque mesmo que eles sejam de menor índice, infelizmente, não se você comer muito a glicose vai subir devido à quantidade do alimento ingerido.
Deve-se consumir gorduras boas, como, por exemplo, as gorduras das castanhas, abacate, a gordura do peixe, a gordura do azeite de oliva e proteínas de qualidade. Tomar cuidado com o excesso de proteína, por exemplo, de carne vermelha, que não que carne vermelha, na minha opinião, faça mal, mas o excesso sim faz mal. O excesso de gordura saturada pode fazer mal para a saúde e tomar cuidado com o consumo de gorduras ruins. A pior gordura que tem é a gordura trans, a gordura dos industrializados e as gorduras de frituras, principalmente em óleos vegetais. Aliás, nenhuma fritura é saudável.
Tomar cuidado também com excesso de consumo de carne vermelha. A gordura saturada em excesso pode fazer mal sim para sua saúde. Outra situação que eu quero chamar atenção é que o diabético, principalmente na sua idade, tem muita tendência de ter deficiência de testosterona. E a testosterona baixa já se provou piorar a ação da insulina e provocar mais obesidade, gerando um ciclo vicioso da pior.
Sugiro que você cheque seus níveis hormonais e, se necessário, faça uma reposição que vai te ajudar tanto na disposição para você fazer atividade física, como eu mostrei para você, atividade física é um medicamento para você como também podendo te ajudar na qualidade de vida e até mesmo no controle da glicose.
Então, relembrando, pessoal: não existe um único caminho na alimentação para melhorar o diabetes. A opinião mais importante é você consumir muito vegetais, legumes e verduras de 5 a 9 porções por dia. Os estudos já mostraram que quem consome, se tem menos doença, inclusive diabetes. Tomar cuidado com os carboidratos que sobem rapidamente o açúcar. São carboidratos de alto índice glicêmico geralmente açúcar, farinhas industrializados. Quando consumir carboidrato, consumir carboidratos mais embaixo, ensino médio índice glicêmico. Carboidratos complexos e consumir gorduras boas e sempre fazer atividade física. Monitore seus níveis de testosterona que, na sua idade, pode ser que você esteja com deficiência.
Até a próxima e muito obrigado!
Fonte: Porque não consigo controlar a minha diabetes ? por Clínica Higashi