Pular para o conteúdo

Descubra a dieta ideal para perder peso de forma saudável

Alimentação para o Emagrecimento

Introdução

Olá pessoal! Eu sou Doutor Leonardo, médico endocrinologista e nutrólogo da Clínica Higashi. No vídeo passado, conversamos a respeito das várias causas que fazem você engordar. Então, mostrei para você que a condição do excesso de peso é uma situação multifatorial. Hoje, vamos detalhar sobre alimentação. Vem comigo!

Redução de Calorias

Falo com meus pacientes que existe um único caminho a ser percorrido para conseguir emagrecer. Dietas podem promover crescimento desde que você chegue a elas e desde que você reduza as calorias. Obviamente, se você está acostumado a comer duas mil calorias, qualquer dieta que você fizer e reduzir, por exemplo, para mil, é porque você está reduzindo a quantidade de energia que você está consumindo dia a dia.

Redução de Carboidratos

As dietas baixas em gordura e com a mesma quantidade de calorias que aquelas baixas em carboidrato foram comparadas em vários estudos. E qual delas você emagreceu mais? As pesquisas têm mostrado que a que mais promove um emagrecimento é quando a gente reduz o carboidrato. Mas por que isso ocorre? Há uma explicação fisiológica para isso e principalmente porque você baixa os níveis de um hormônio chamado insulina. A insulina é um hormônio que corre quando você consome carboidrato e faz você liberar insulina para botar a glicose dentro da célula. O grande problema é que quando você engorda, principalmente aquela gordura abdominal, você cria uma coisa que chama resistência insulínica. E aí, cada vez que você come, você tem que liberar mais insulina para botar glicose dentro da célula. O grande problema é que a insulina é um hormônio altamente anabólico, ou seja, de muita gordura também. Esse é um ciclo vicioso que hora que é mais insulina, acumula mais gordura. Com o baixo consumo de carboidratos, você baixa os níveis de insulina e começa a queimar gordura como fonte de energia e você começa a emagrecer.

Tipos de Dietas Baixas em Carboidratos

  • Dieta Cetogênica: aquela dieta que a gente reduz os níveis de insulina para 20 a 50 gramas;
  • Dieta Low Carb: aquela que nós deixamos mais do que 50 gramas até 115 gramas de carboidrato;
  • Dieta Médio Carboidrato: aquela que é mais de 100 gramas de carboidrato.

Na minha opinião, a dieta que mais emagrece é a dieta cetogênica, aquela que você reduz abaixo dos 50 gramas a quantidade de carboidrato por dia. Mas existem alguns detalhes na dieta cetogênica que precisamos ter atenção. Eu já recebi um paciente que falava que estava em cetogênica e não conseguiu emagrecer. Comecei a conversar com ele e percebi que ele conseguiu consumir em torno de cinco mil calorias em gordura. Vi que ele não iria conseguir emagrecer desse jeito. Então, o acompanhamento profissional é fundamental para você saber a quantidade de proteína que você precisa por dia, a quantidade de calorias e a quantidade de gordura para assim você ter sucesso.

Conclusão

Então é isso pessoal, gostou do vídeo? Se inscreva no canal da Clínica Higashi que os próximos vídeos nós vamos detalhar mais sobre o assunto. Um grande abraço, muito obrigado!

Fonte
Qual a melhor dieta para emagrecer? por Clínica Higashi