Pular para o conteúdo

Covid: Nova onda preocupa especialistas

Há novidades sobre a Covid-19: uma boa e uma ruim

Há um tempo que eu não falava sobre Covid aqui no canal, mas hoje eu tenho uma notícia muito boa e uma notícia muito ruim. Tudo tem a ver com essa tal de Nova Onda. Vocês têm ouvido isso, estão preocupados? Eu vou contar tudo aqui hoje para vocês sobre essas novidades da Covid.

Eu sou Renata Veranger, eu sou médica infectologista especialista em doenças infecciosas e parasitárias. A gente sempre ouve falar de ondas, ai uma nova onda, o que que é isso? Nada mais é do que um aumento do número de casos, e no caso do que a gente está falando da Covid-19, da infecção pelo SARS-CoV-2, é exatamente isso que a gente tem observado, tanto no observatório da Fiocruz, que fica medindo esses números de caso que a gente notifica, como também quem trabalha em hospitais com grandes emergências. A gente já começa a ver as pessoas retornando com quadros respiratórios, a gente testa e acaba dando positivo. Atualmente, tá tudo também misturado porque a gente também tá tendo aumento do número de casos de influenza H1N1. Isso já era esperado porque a gente sabe que o vírus vem sofrendo mutações e já expliquei em vários vídeos que isso é assim quase normal de acontecer. Ele vai multiplicando, vai sofrendo mutações. E agora o que a gente tem visto é que tem ouvido falar são as duas variantes da Omicron, que é a B.1.1 e a B.1.5.

O que que tem de bom nessas variantes? Que elas continuam sendo, na verdade, a nossa vacina continua sendo eficaz para essas variantes. E só lembrar que uma coisa que é eficaz é para que a pessoa não tenha infecção grave. Elas não conseguem que a gente não se infecte. Então, o que a gente tem observado é o aumento do número de casos de síndrome gripal. A gente não tem aumento do número de casos de internação, de quadros graves, nem de óbitos até o momento.

Qual é o medo? Aí que vem a notícia ruim. É que se a população não está devidamente vacinada, esse número começa a aumentar. Os quadros gripais gripais gripais daqui a pouco chega o momento que a gente pode ter aumento sim do número de internações e número de óbitos, mas isso é muito fácil de resolver. O que a gente tem que fazer é checar a nossa carteirinha de vacinação. Se você tem quatro doses, você está protegido, você pode pegar a Covid-19, mas vai ter aí um quadro leve e simples, e vão prestar atenção que um dos sintomas que tem acontecido muito é perda da voz. A pessoa fica rouca e acha que às vezes nem é nada porque nem tá se sentindo tão mal com sintomas assim de fadiga, mal-estar, tosse, mas está sem voz. Vai lá testar e é Covid.

Respondendo às perguntas frequentes sobre novidades da Covid

Uma pergunta frequente que vem ocorrendo aqui no canal e nas consultas é: o que que é essa vacina a princípio nova dos Estados Unidos? Na verdade, todo o hemisfério norte chama bivalente. O que que é isso? É uma vacina que tem dois componentes: um componente que vem da nossa dá tempo inicial do vírus lá do ranking igual a da nossa vacina. E eles pegaram outro componente da variante ômicron e aí juntaram numa vacina que ficou esse nome bivalente. Parece ser uma vacina muito boa, ela não tem nenhum problema de segurança, mas ainda faltam alguns testes para saber se ela pode ser aplicada assim como o esquema vacinal total, porque até o momento ela só pode ser aplicada como dose de reforço. Então, não precisa você ficar desesperado. Tem muita gente ai “eu quero ir para lá para tomar vacina” e tudo, não. As nossas vacinas são muito seguras e muito eficazes, mas para fazer o que elas se propõem, que é evitar que você não fique grave, muita gente ainda não tomou a terceira e a quarta dose. Faltaram as doses de reforço. Então, vamos lá, isso aí é o principal para a gente não ter esse aumento do número de casos e também ninguém ficar grave.

E aí assim, no contexto aqui do Brasil, vamos pensar que a gente está chegando no final do ano, vai ter cheio de festa, tem Copa do Mundo. Então, o que não vai faltar é aglomeração por aí. Existe algum risco disso tudo ser cancelado porque vai voltar a medida restritiva e tudo? Não, vocês podem ficar tranquilos. Só que a gente tem que ter alguns cuidados. Principalmente, a vacinação. Não tem jeito gente, esqueceu? Tá vendo aqui esse vídeo tá na dúvida, olhou lá a sua carteirinha ou não sabe, perdeu a carteira? Vai no posto de saúde para você ver o que que você tem que fazer. Os adultos têm que ter quatro doses. Não adianta sair na mídia falando que tá tudo muito tranquilo porque no Brasil 100% das pessoas estão vacinadas. Esse dado é assim mentira, vamos dizer porque 45% das pessoas têm duas doses. Então, muita gente acha que mais ou menos 50% das pessoas não tomaram nem a terceira nem a quarta dose.

Vamos lembrar disso. Se você está protegido, você protege o coletivo também. Então, vamos lembrar disso. Se você não fez a vacina, as outras doses vão lá, corre no posto de saúde e faz. E vamos ter uma Copa do Mundo e um final de ano tranquilo, sem estresse, sem ficar doente. Obrigada e até a próxima.

Fonte: Nova onda de covid, é motivo de preocupação? por Mundo da Infectologia