Pular para o conteúdo

Conheça as diferenças entre diabetes tipo 1 e tipo 2.


Olá! Se você é portador de diabetes, é importante saber de qual tipo você é, além de conhecer as diferenças entre eles. Existem dois tipos principais de diabetes: tipo 1 e tipo 2.
O termo diabetes mellitus se refere a uma doença caracterizada pela hiperglicemia, ou seja, pelo aumento da glicose (ou açúcar) no sangue. Ambos os tipos de diabetes causam hiperglicemia, mas a diferença entre eles está na causa.
O diabetes tipo 1 é causado pela falta de produção do hormônio insulina, que é responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue. A insulina é secretada pelo pâncreas, e no caso do diabetes tipo 1, o pâncreas não funciona por conta de uma reação autoimune. Isso desencadeia um processo de autoimunidade no qual o próprio organismo produz anticorpos contra as células do pâncreas. Ainda não está claro o que desencadeia esse processo.
O diabetes tipo 1 geralmente acomete crianças e adolescentes, e o tratamento é feito através de injeções de insulina, associado a uma orientação alimentar por um nutricionista. O diabético tipo 1 não possui cura, mas é possível ter uma vida normal com o tratamento adequado, que envolve insulinas melhores e métodos mais modernos de medição da glicose.
Já o diabetes tipo 2 é causado por uma resistência à ação da insulina, ou seja, o organismo produz insulina, mas ela não consegue agir. Essa resistência à insulina está intimamente ligada à presença de gordura na região abdominal. O diabetes tipo 2 costuma se manifestar em indivíduos com mais de 40 anos, geralmente com sobrepeso e histórico familiar da doença.
O tratamento do diabetes tipo 2 envolve a reeducação alimentar para a perda de peso e atividade física, além do uso de medicações quando necessário. Ainda não é possível falar em cura para o diabetes tipo 2, mas é possível normalizar os níveis de glicose, principalmente após uma perda considerável de peso e mudança intensa de hábitos.
Fonte: DIABETES TIPO 1 E 2 E SUAS DIFERENÇAS por DOUTOR AJUDA