Pular para o conteúdo

Como prevenir e tratar a ascaridíase: lombrigas no intestino. Dicas do Prof. Emerson Inácio.


A Ascaridíase é uma doença ocasionada pela espécie Ascaris lumbricoides. Esse parasito desenvolve todo o seu ciclo biológico, ou ciclo de vida, dentro do ser humano. Mas, Professor, como é que a gente pode se infectar com esse parasita?
Bom, uma pessoa já infectada pelo Ascaris lumbricoides vai estar eliminando as suas fezes, milhares de ovos desses parasitos. Esses ovos são muito leves e se aderem muito facilmente a superfícies, por conta de sua camada externa, também conhecida como camada mamilonada. Esses ovos, quando estão em contato com o ambiente externo, dentro do ovo vai desenvolver algumas larvas, onde temos da larva L1 à larva L3.
Essa larva é conhecida popularmente como larva infectante ou larva filarioide. Essas larvas se desenvolvem dentro do ovo, então para você encontrar o Ascaris lumbricoides, você precisa ingerir ovos com a larva L3. Esses ovos podem estar em água, alimentos, ou até mesmo serem transmitidos por vetores mecânicos, como por exemplo, moscas e baratas.
Ao ingerir esses ovos, esses ovos com a larva de três passam por seu trato gastrointestinal, chegando ao intestino delgado. Quando esses ovos chegam no intestino delgado, aquela larva L3 que está lá dentro, ela sai do ovo, ela é clivada. Essa larva ela cai nos vasos linfáticos e vai começar uma migração no seu corpo. Ela cai nos vasos linfáticos, vai para o fígado, para o coração, para os pulmões. Quando essa larva está passando pelos pulmões, ela vai se transformar em larva L4 e larva L5.
Depois, essas larvas sobem para a traqueia e chegam na laringe. Bom, dependendo do grau de infecção, se você tiver muitas larvas quando ela chegou na laringe, elas podem sair para fora do seu corpo pela boca ou pelo nariz. Só que o que geralmente acontece é que a gente acaba deglutindo essas larvas novamente, e elas vão lá para o intestino delgado.
Entre 20 e 30 dias, esses parasitos chegam a sua fase adulta. Com 60 dias, eles atingem a maturidade sexual, ou seja, vai tá tendo uma cópula do macho com a fêmea. Que, após essa cópula, a fêmea vai estar liberando milhares de ovos, e esses ovos vão sair juntamente nas fezes do paciente.
Há muitos pacientes que são assintomáticos, ou seja, não apresentam sintomas, pois estes apresentam poucos Ascaris lumbricoides. Já os indivíduos sintomáticos são aqueles onde nós temos um grau de infecção maior, ou seja, temos muitos Ascaris lumbricoides nos pacientes.
Nesses casos, a Ascaridíase pode causar pontos hemorrágicos, principalmente no fígado e nos pulmões. Durante aquela sua migração que eu falei para vocês anteriormente, eles passam pelo fígado, passam pelo pulmão e causam pequenos pontos hemorrágicos. É muito comum os indivíduos que têm ascaridíase apresentarem tosse com sangue.
Além disso, os indivíduos sintomáticos podem apresentar febre e dores abdominais. O caso mais grave da Ascaridíase é a obstrução intestinal, isso acontece porque quando o indivíduo tem muitos Ascaris lumbricoides, eles vão ficar lá no intestino delgado.
Eles vão começar a obstruir a passagem do bolo alimentar, como você vê na imagem, e esse é o caso mais grave de Ascaridíase, onde é necessário fazer uma cirurgia. Os profissionais vão fazer a seção do intestino e vão fazer a retirada manual desses Ascaris lumbricoides.
Fonte: ASCARIDÍASE [CUIDADO VOCÊ PODE TER LOMBRIGAS NO INTESTINO] Prof. Emerson Inácio por Prof. Emerson Inácio