Pular para o conteúdo

Ascaridíase: conheça os sintomas e tratamentos da infecção por lombrigas

Parasitas Assassinos

Uma jovem fica cara a cara com o monstro que vem de dentro de seu corpo. “Eu vi aquelas coisas saindo de dentro dela. Eu achei que ia morrer”, diz Britney Williams, uma estudante universitária da cidade de Bryan, no Texas. Ela mora em uma casa próxima ao campus com suas amigas Mary e Nicole e gosta de se divertir com suas colegas. Apesar de morar fora, Britney mantém um relacionamento próximo com sua mãe, que é enfermeira em uma cidade vizinha.

A corrida que deu errado

É o começo do semestre e Britney está passando um último dia na casa de sua mãe. “Ela gostava muito de correr quando vinha pra cá, ela e a pista de atletismo do colégio dela”, diz a mãe. Mas quando Britney começa o seu treino, ela sente que algo está errado. “Quando estava correndo, senti que não estava embalando oxigênio suficiente. Então eu pensei que não estava tão em forma quanto achei que estivesse. Eu nunca tinha me sentido daquele jeito”.

A descoberta assustadora

Depois da corrida, Britney volta à casa de sua mãe. Ela disse que começou a passar mal quando estava correndo e, apesar do cansaço e da febre, dirige por duas horas até sua casa no campus. Britney espera que uma boa noite de sono a deixe mais disposta, mas quando ela se deita, a tosse piora. “Eu passei a noite inteira me levantando para poder conseguir na manhã seguinte”, diz ela. E suas colegas Nicole e Mary estão na sala de estar. “A gente conseguiu ouvir a tosse da nossa sala onde a gente estava, e era quase como se alguém estivesse vomitando. Ela gritou de dentro do quarto me chamando bem alto e ela me pediu para escrever o que eu estava vendo dentro do vaso. Quando eu olhei, pareciam só os filamentos de muco, mas quando olhei de novo, eles estavam se mexendo”.

A busca por respostas

Aconselhados por jovens, e suas colegas, vão direto para o pronto-socorro. Assim que chegam ao hospital, Mary e Nicole preenchem a ficha de atendimento. “Eu fui até o banheiro do hospital porque era difícil engolir essa lista”, diz Britney. Lá, Britney fica cara a cara com seus piores medos. “Eu olhei para baixo e vi uns 20 vermes de dois centímetros na privada. Assim que ouvi os vermes na privada, eu quis mostrar para as enfermeiras porque eu sabia que ela não estava acreditando. E aí tempestei água para fazer o verme flutuar para dentro do copo. Finalmente, consegui colocar o verme dentro do copo”.

O diagnóstico

Depois de coletar o verme, Britney leva-o até o balcão das enfermeiras. Uma médica chama Britney imediatamente e examina o espécime. Apesar de mais de 100 exames de laboratório, os médicos não podem fazer um diagnóstico oficial. Eles receitam uma droga que deve matar os vermes, mas não há como ter certeza. Britney volta para casa com a mãe, mas ela tem mais perguntas do que respostas. “Eu queria respostas específicas. Por exemplo, quando eles vão morrer? Quanto tempo isso vai durar? Eu vou ficar bem?”

A descoberta do Ascaris

Dois dias depois, a mãe de Britney leva-a à médica da família. “A médica saiu da sala por um minuto e voltou com um livro na mão. E ela disse: ‘Acho que eu sei o que você tem’. Ela disse que eu tinha um verme chamado Ascaris”.

O Ascaris, ou lombriga, infesta o sistema digestivo humano quando seus ovos são engolidos. Eles dão origem a larvas microscópicas que passam do intestino delgado para a corrente sanguínea. Lá, elas são levadas aos pulmões, onde escalam as vias respiratórias. Nos pulmões, são engolidas de volta para o intestino, onde atingem a maturidade e se reproduzem. Normalmente, os vermes adultos ficam no trato digestivo, onde podem viver anos sem serem detectados. Mas no caso de Britney, é provável que a febre tenha deixado seu corpo quente demais para as lombrigas. Os vermes partiram para a saída mais próxima, escalando as vias aéreas e provocando a tosse.

A recuperação

Após três semanas, Britney está curada, mas logo após sua recuperação, ela é diagnosticada com asma. “É uma benção, porque podia ter sido muito pior”, diz ela.

Fonte
Ascaridíase: tossindo lombrigas – Parasitas Assassinos l Discovery Channel por Discovery Brasil