Pular para o conteúdo

Cisto de Tarlov: Sintomas, Diagnóstico e Tratamento.

Ressonância Magnética da Coluna Lombar

Olá a todos, meu nome é Jesus Réuso, médico radiologista. Neste vídeo, para estudantes e profissionais da área de saúde, vamos conversar sobre este exame. Temos aqui uma ressonância magnética da coluna lombar, sequência ponderada em T2. Aqui, no plano sagital, observa-se o corpo vertebral, o processo transverso, a lâmina e o processo espinhoso. Veja que há aqui o canal vertebral e que a dura-máter está presente. Aqui é evidenciado um cisto extradural no recesso lateral direito, a qual a raiz neural passa dentro de si.

Observe que este cisto comprime e remodela a estrutura óssea aqui do corpo vertebral do pedículo e da lâmina. A lâmina também está afilada em relação ao outro lado. Veja que a região posterior do corpo vertebral está escavada em relação ao outro lado, o que significa que o cisto tem um componente expansivo e que ele está presente há muito tempo, isso vai fazendo uma remodelação lenta da estrutura óssea nessa região.

Aqui no corte sagital, você observa que o cisto está remodelando aqui o corpo vertebral e a raiz neural passando dentro do sistema. Isso é um cisto de Tarlov, na verdade é considerado por alguns até como uma variação na túnica, ocasionalmente ele pode se romper e fazer uma fístula com a cavidade pélvica com o reto perito, mas isso é muito o caso ou não, e que isso pode acontecer em condições habituais. Muitas pessoas têm cisto de Tarlov e são assintomáticos, não acontece nada, como pulsa nessa região, então a pulsação do líquor lentamente fazendo a remodelação óssea que ocasionalmente vemos desses adjacentes.

Normalmente, não é frequente ver uma remodelação óssea tão intensa como isso. Normalmente vemos cistos um pouco menores e sem muita remodelação óssea. Então, neste vídeo, o objetivo era mostrar aí um caso típico de cisto de Tarlov e lembrar que a maioria desses casos são assintomáticos. Muita gente considera até como uma variação na túnica. Obrigado e até o próximo vídeo.

Fonte: Cisto de Tarlov por Jezreel

Marcações: