Pular para o conteúdo

Retirada de placa do maléolo lateral após fratura do tornozelo.


Olá! Seja bem-vindo ao marca OSBlitz.com! Hoje, estou respondendo a mais uma pergunta de internauta sobre fratura do tornozelo e retirada da placa do maléolo lateral.
Muito bem, boa tarde! Doutor, em 2001, eu quebrei a fíbula e foi necessário implante de placa e quatro parafusos. Depois dos exercícios, sem sentir um pouco de dor, nada de anormal. Porém, hoje, quase 18 anos depois, sinto um desconforto muito grande. Não havia pensado em retirar o implante, mas será que este é o caso? Obrigado!
Bom, vamos lá. A retirada de implante de fratura do maléolo lateral é relativamente frequente. As placas podem incomodar o paciente, por que desse incômodo? Porque o maléolo lateral que eu sinto fica do lado externo do tornozelo. A placa é muitas vezes fica saliente em algumas situações e ela pode ficar próxima de tendões. E com o passar dos anos, os tendões podem inflamar e você começa a ter tendinite. Aí, você faz esporte e começa a ter um desconforto naquela região, ele fica às vezes incha e uma placa incomoda. E o que a gente chama de incômodo da placa é dor na região provocada pela presença da placa.
Em um ortopedista, de acordo com o exame físico que eles fizerem, ele vai determinar se isso está ocorrendo ou não. Se ele concordar que esse são os sintomas que você está apresentando, então ele pode indicar a retirada da placa. Você pode tirar a placa 20 anos depois que colocou, pode ser 30, 40. Não tem diferença.
Normalmente, esses incômodos após surgem após o segundo ano. Por quê? Porque os dois primeiros anos, de certa forma, a gente tem que ter um pouquinho de cuidado e tal. E um belo dia a gente esquece, esquece que operou e aí a gente começa a ter uma vida normal, volta correr, volta por lá volta a jogar futebol, e aí a gente faz mais esforço e aí, diante do esforço maior, às vezes, aparecem cómoda.
E por que a gente não sente esses incômodos antes? Às vezes, por que demora 10, 20 anos para a placa começar a incomodar? Porque pode ser que antes a gente não utilizasse muito forte aquela região. Não é que aconteceu nada de novo, é simplesmente que você está usando mais aquela região do que usava antes. E aí, a placa que não deveria estar ali, mas está ali porque foi colocada para tratar uma fratura, pode passar a te incomodar. E aí, nesse caso, estaria indicado a retirada do material. Enfim, se você tiver uma dúvida ou sugestão, escreva para gente em marcosbrito.com. A gente responde diretamente no blog.
Respondemos somente perguntas postadas no blog. Não fazemos consultas virtuais. E nesse período de quarentena, estamos agora em casa por conta do convívio. E foi autorizado que a gente fizesse a telemedicina. Mas a telemedicina é exclusiva para paciente que já seja o nosso paciente de consultas. A gente não pode fazer uma teleconsulta com alguém que ainda não seja o nosso paciente.
Um abraço e que todos fiquem bem e que em casa!
Fonte: Fratura do tornozelo Retirada de placa do maléolo lateral por Dr Marcos Britto