Pular para o conteúdo

Tratamento e Sintomas da Otite Média Aguda.


Olá, meu nome é Érica e sou médica otorrinolaringologista. Hoje vou falar sobre um tema super comum agora no inverno: otite média aguda – a inflamação do ouvido. Esse assunto foi vinculado nas últimas semanas na internet através do caso de um menino italiano que faleceu por ter feito um tratamento inadequado de otite. Os pacientes têm me perguntado no consultório se a otite é uma doença grave. Na verdade, se tratada de forma adequada, não é.
Mas o que é otite? Na verdade, nosso ouvido se divide em três partes. Tem a parte mais externa, que é a orelha que a gente vê, o conduto, a parte média onde ficam os ossinhos do ouvido e a parte interna, onde fica aquela região do labirinto lá do órgão do equilíbrio. A otite média é a inflamação da parte média do ouvido. A criança, na maioria das vezes, tem um quadro de resfriado, de gripe. Esse catarro acaba migrando por um caninho que liga ouvido e indo para dentro do ouvido. Isso é que faz a inflamação e a infecção, por isso é tão associada a quadros de gripe, resfriado ou até alergia.
No caso da criança, como esse caminho é mais curto e mais horizontal, a chance aumenta ainda mais. E quais são os fatores que fazem com que o paciente tenha otite de repetição? São todos que predispõem, como a ausência do aleitamento materno, crianças que usam mamadeira principalmente na posição deitada, que têm pais fumantes, que frequentam creches.
E quais são os sintomas da otite? O paciente, na maioria das vezes, refere dor no ouvido associado a febre, uma diminuição temporária da capacidade de escutar e muitas vezes até pode vazar secreção do ouvido.
Já nas crianças menores que não conseguem referir essas queixas, na maioria das vezes, você vai ter febre, irritabilidade. A criança pode se apresentar com vômitos, dor abdominal. Então é necessário levar o paciente imediatamente ao médico para ser analisado através de um aparelho que a gente chama de otoscópio.
O médico vai conseguir ver a membrana do tímpano mais vermelha e inflamada, e assim poder definir o diagnóstico de otite média aguda. O tratamento é feito com antibióticos para evitar as complicações. E quais seriam essas complicações? Primeiro, essa diminuição da capacidade de escutar, mesmo que na maioria das vezes seja de forma temporária.
Paciente pode evoluir também com perfuração da membrana do tímpano. Muitas vezes, a perfuração regride. Pode evoluir como está muito associado com inflamação do labirinto que é a labirintite e o paciente se queixa de tontura ou até mais grave, pela proximidade com a região do cérebro, pode evoluir inclusive com meningite.
Hoje em dia, com as vacinas para as bactérias que causam inflamações no ouvido, a otite tem reduzido muito o número no consultório, mas ainda existe e precisa ser tratada precocemente. Então, se você tem essa queixa, mesmo que seja de dor de ouvido, não deixe de procurar o otorrinolaringologista.
Se esse conteúdo foi relevante para você ou você conhece alguém que possa se beneficiar, não deixe de marcar a pessoa no post, curtir, compartilhar e curtir nossa página no Facebook.
Fonte: Otite Média Aguda por OtorrinoCentro