Pular para o conteúdo

Catapora: sintomas, tratamentos e cuidados necessários

Minha experiência com catapora

Olá, pessoal! Estou fazendo este vídeo para mostrar como está sendo minha rotina desde que peguei catapora há 16 dias. É minha primeira vez com essa doença, mas felizmente, estou quase boa.

A catapora é transmitida por um vírus altamente contagioso da mesma família do vírus da herpes. A fase mais contagiosa é quando aparecem as bolinhas pelo corpo, pois as vesículas estão com o vírus. Por isso, é importante evitar coçar as lesões, pois pode gerar marcas na pele. Além disso, recomenda-se não consumir alimentos cítricos.

A doença é difícil de lidar, pois as coceiras no corpo são intensas. Logo no primeiro dia em que tive catapora, estava sofrendo muito e precisei de medicamento para aliviar a coceira. Usei pentanona e também recomendo a pasta d’água ou talco mentolado para evitar coçar as lesões.

No banho, é preciso tomar cuidado para não usar água quente ou fria demais. Eu aprendi a fazer uma solução com uma bacia de água morna e adicionando potássio para aliviar as coceiras no corpo. Além disso, é importante lembrar que não se pode coçar as lesões, pois isso pode gerar marcas para o resto da vida.

As mães que têm filhos com catapora devem tomar cuidado para que eles não coçem as lesões e até mesmo colocar luvas em suas mãos à noite para evitar arrancar as casquinhas.

Apesar de ser uma doença comum na infância, é importante tomar cuidado com a catapora devido ao risco de complicações, especialmente em adultos. Por isso, se surgir alguma dúvida, consulte um médico.

Espero ter ajudado e se você nunca teve catapora, não tenha medo. É uma infecção benigna, mas é importante cuidar corretamente para não gerar marcas no corpo.

Não se esqueça de se inscrever no meu canal para acompanhar nossos novos vídeos e ajudar na divulgação. Obrigada!

Fonte: PEGUEI CATAPORA! E AGORA? por Rosa Fernan