Pular para o conteúdo

Doença de Lyme: Sintomas, Causas e Tratamentos Recomendados.


Olá galera do Youtube! Tudo bem?
Geralmente, eu venho aqui para compartilhar com vocês as minhas aventuras, viagens e os projetos sociais, mas hoje eu acho importante dar uma paradinha para contar pra vocês uma coisa que aconteceu comigo recentemente.
Primeiro, parecia que eu estava com uma gripe, depois virou uma gripe mais forte e eu comecei a suspeitar se eu estava com dengue ou com o chikungunya, porque todos os músculos do meu corpo também doíam bastante. Eu comecei a ficar com um pouco de febre e aí eu comecei a ficar com mal estar geral, assim a ponto de não querer sair da cama.
E alguns dias depois desse mal-estar, eu estava conversando com um amigo meu e, de repente, comecei a ficar muito vermelha. Eu fiquei realmente vermelha, vocês vão ver a foto aí, e depois o meu braço teve uma coisa que a medicina chama de eritema migratório, então umas placas vermelhas, assim, extremamente delineadas.
O início coincide com a hora que eu pus a mão e a temperatura corporal, sem dúvida, estava acima dos 38 graus. Eu estava muito quente e me deu uma dor na nuca e na cabeça, extremamente forte, a ponto de eu não achar que eu podia dirigir. Então, eu pedi para o meu amigo me levar pro hospital.
E aí eu cheguei no pronto socorro e foi testada, fizeram vários exames. A gente começou a suspeitar: vai ser aquela época prosa: será que dengue, será que é chikungunya, será que é essa febre maculosa… E aí eu contei pra eles que eu tinha que lembrava que tinha sido mordida por um carrapato e, como médica, uma capa tozzi é como a gente chama doença do carrapato poderia ser uma das opções que estava acontecendo.
E agora foi constatado: realmente é uma borreliose que é conhecida também por doença de Lyme. Recebe esse nome por causa de uma cidadezinha em Connecticut, nos Estados Unidos, que em 1985 teve um surto desta doença do carrapato em Lyme, na cidade de Lyme e muitas crianças novinhas começaram até doenças reumatológicas que normalmente são coisas de pessoas bem mais idosas e várias dessas coisas: sintomas e com essas doenças.
E aí, eles descobriram que se tratava, na verdade, de uma bactéria que a gente chama Borrelia burgdorferi, que é esse bicho que ainda está aqui comigo e ele cai na corrente sanguínea a partir do momento que o carrapato te morde e te passa esse parasita, essa bactéria. E aí ele fica circulando no sangue, o que causa muitos sintomas, como a princípio, como se fosse uma gripe bem forte e depois, se não tratado, isso pode evoluir para complicações neurológicas muito sérias.
O tipo de uma consequência de uma meningite, aí a pessoa pode ficar na cama para o resto da vida. Pode evoluir para complicações reumatológicas e pode evoluir também para complicações cardíacas.
Bom, é uma das coisas que mais me afetou foi justamente a força muscular. Parece que os meus músculos foram embora e deixaram. Eu estou bem fraca, não tô conseguindo treinar. Vai ficar aqui com as costas eretas mais retas. Tá doendo, tá difícil, mas eu tô tomando antibióticos e eu espero, em breve, estar recuperada para poder voltar às aventuras.
Então, eu acho que eu parei, desculpa, a programação normal do canal Youtube, mas eu achei que valeria muito a pena porque muitas pessoas que estão aqui no canal assistindo também gostam de praticar trilhas, gostam de ir para o meio do mato, usam sempre calça cumprida, manga cumprida e, olha que eu estava usando essa roupa, mas mesmo assim, você não está livre de ser mordido por um carrapato.
Então, se você puder passar repelente, usar permetrina na sua roupa e borrifar a permetrina pra dar uma repetida nesses bichos e sempre ficar bem ligado pra ver se um carrapato te mordeu e se ele te mordeu, cerca de 3 a 4 semanas depois, se você começar a apresentar sintomas como esses que eu tô contando pra vocês, dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, um mal estar geral como se você tivesse bem gripado, vá ao médico e faça o teste para ver se não pode ser a doença de Lyme.
Se você que está assistindo também teve alguma história assim, compartilhe nos comentários! E se alguém que já teve uma doença parecida, deixe seu comentário aqui embaixo e se você conhece algum amigo que gosta de frio, meio do mato, compartilhe esse vídeo com ele para ele ficar alerta e se proteger também.
Um beijo e até semana que vem.
Fonte: Peguei a Doença de Lyme por Karina Oliani