Pular para o conteúdo

Sintomas Pós-Covid: Causas e Tratamentos Recomendados

A comunidade médica vem enfrentando o grande desafio de compreender um novo coronavírus, causador da COVID-19, em meio a mutações do vírus, casos de reflexões e a possibilidade de sequelas. Uma nova situação é a chamada síndrome pós-COVID-19. Sobre isso, conversei com a médica coloproctologista e Doutora em cirurgia Doriane Lima.

No início da pandemia, o tempo de recuperação era de duas a seis semanas, dependendo da gravidade do quadro. Hoje, sabemos que há relatos de pacientes com sintomas persistentes que podem durar muito mais tempo, até mesmo meses. Por que isso acontece, e quais são os sintomas dessa síndrome pós-COVID-19?

É possível que esses sintomas durem até seis meses, e eles incluem fraqueza, mal-estar, dores de cabeça frequentes, muito cansaço, falta de ar, além de aceleração em relação ao quadro de depressão ou mesmo o início de um quadro de depressão. Também pode haver diarreia, falando da parte do aparelho digestivo.

Isso acontece em decorrência da alteração que o vírus causa em nossas células do sistema imunológico, que precisam de tempo para se recuperar. Isso pode estar relacionado – e está – a cada um dos sistemas imunológicos de cada um.

O diagnóstico pode não ser simples, já que é preciso diferenciar, por exemplo, um mal estar digestivo, uma depressão, de uma sequela pulmonar que apresentam sintomas semelhantes. É importante procurar auxílio médico para ver se não é uma infecção secundária da parte pulmonar ou da parte intestinal. Algumas medicações também podem levar a alterações do sistema gastrointestinal e mesmo quadros de depressão ou de dor de cabeça, para afastar outras alterações realmente não fisiológicas.

As medicações utilizadas em relação ao que está sendo preconizado em relação ao tratamento precoce são medicações como qualquer outra, e, dependendo de cada paciente, podem realmente fazer uma hepatite medicamentosa e alterar o rim. Se for usado antibiótico, esse pode destruir a flora intestinal.

Essas alterações são comprovadas na síndrome pós-COVID-19?

Existe relatos de que a síndrome pós-COVID-19 de longa duração pode afetar pacientes que tiveram quadros leves ou quadros graves, não apenas aqueles com quadro grave.

Em caso de diagnóstico confirmado de síndrome pós-COVID-19, o ideal é procurar o especialista de cada área relacionada ao quadro. Por exemplo, se for sintoma pulmonar, um pneumologista, se for sintoma neurológico, um neurologista e assim por diante.

No dia a dia de consultório, é frequente detectar casos de distúrbios gastrointestinais em pacientes que tiveram quadros de COVID-19, inclusive com diarreia. A maioria desses pacientes apresenta distúrbios de flora intestinal. É importante tratar infecções secundárias, estabelecer a reestruturação da flora intestinal e tratar a eventual infecção secundária que possa existir.

Fonte: Sintomas Pós-Covid: Saiba quais são e como tratar por Medicina & Saúde