Pular para o conteúdo

Atividade Física e Rabdomiólise: Entenda a relação entre elas

Rabdomiólise – Lesão Renal Aguda Causada por Atividade Física

Bem-vindos a minha casa neste sábado. Hoje vamos falar sobre um tema muito importante relacionado à atividade física, especialmente no meio militar e policial, que envolve treinamento com atividade física intensa: a rabdomiólise. Quem pediu para eu falar sobre esse assunto foi um amigo meu e é algo muito interessante. Conhecimento é tudo. Quando temos conhecimento, conseguimos evitar muitos problemas.

A rabdomiólise está associada à atividade física e pode causar lesão renal aguda. Vamos chamar a galera fitness para participar da nossa live. Vocês conhecem a importância de participar quando se tem conhecimento, certo?

Então, o que é rabdomiólise? É a lise muscular, a ruptura das células musculares. Com essa ruptura, o conteúdo dessas células vai para a corrente sanguínea e causa uma série de problemas, como um desequilíbrio no organismo. Um exemplo disso é quando a célula se rompe, ela libera muito potássio, e o excesso de potássio no organismo pode causar arritmia cardíaca, parada cardíaca e pode levar a óbito. Outro conteúdo que tem dentro das células musculares é a mioglobina, que é tóxica principalmente para o rim. Quando a mioglobina chega ao rim, ela pode causar uma lesão renal e alterar também a cor da urina, que pode ficar cor de coca-cola.

Nossas células têm um meio ideal para sobreviver. Por isso, quando há um desequilíbrio de fatores, como temperatura, oxigênio, glicose e eletrólitos (como sódio e potássio), essas células sofrem lesão e podem se romper. O excesso de atividade física ou a execução de atividade física muito intensa pode causar lesão muscular, que é o que causa a rabdomiólise.

Existem várias causas de rabdomiólise, não somente a atividade física, como esmagamento, choque elétrico, uso de drogas etc. No entanto, vamos focar na rabdomiólise relacionada à atividade física.

O corpo humano tem capacidade de adaptação, e é por isso que, quando malhamos, ficamos musculosos, por exemplo. É um pequeno grau de lesão muscular, que é esperado durante a atividade física. O problema é quando há um excesso de lesões musculares, que pode ser causado pelo excesso de atividade física. Uma pessoa não adaptada à atividade física que faz uma atividade física muito intensa acaba sofrendo lesão muscular.

Para evitar a rabdomiólise, é importante fazer a atividade de forma gradual e crescente, para que o corpo possa se adaptar. Além disso, é importante se hidratar e evitar atividades em temperaturas extremas. Por exemplo, no ambiente militar e policial, a rabdomiólise é comum porque eles são submetidos a ambientes extremos (muito calor, muito frio, etc.).

O diagnóstico da rabdomiólise pode ser feito por meio de dor muscular, fraqueza muscular, mudança na cor da urina e pela dosagem de enzimas musculares no sangue, que geralmente estão elevadas em, pelo menos, cinco vezes acima da normalidade.

Para tratar a rabdomiólise, a hidratação é fundamental. Quando a pessoa chega ao hospital com rabdomiólise, é preciso controlar o potássio, hidratar e tomar medidas urgentes para baixar os níveis dos eletrólitos.

Conhecimento é a base de tudo. Espero que essas informações sejam úteis e que, a partir de agora, vocês pratiquem atividades físicas de forma consciente e gradual para evitar a rabdomiólise.

Obrigado pela participação de todos. Vejo vocês na próxima live!

Fonte: Rabdomiólise e atividade física por Dra Juliana Medeiros Mourão