Pular para o conteúdo

Alzheimer: Entenda por que os pacientes podem seguir seus cuidadores o tempo todo.


Olá pessoal, tudo bem? Sejam bem-vindos a mais um episódio da nossa série “Eu Quero Ajudar Você”. No tema de hoje, vamos falar sobre por que os pacientes com Alzheimer nos seguem o dia inteiro.
Você está na cozinha, ele vai atrás de você. Você vai no banheiro, ele vai atrás de você. Você anda pela casa e ele fica o tempo inteiro atrás. Por que só acontece isso? Eu vou te contar, mas primeiro eu vou me apresentar para quem não me conhece. Eu sou a Cláudia, aqui no YouTube do canal da Francisquinha, o Bom da Alzheimer. Francisquinha é minha mãe e eu cuido dela há 11 anos. Desde 2016, eu venho postando vídeos para mostrar para vocês que é possível cuidar de forma leve e assertiva. Eu tenho um curso Método LOC que vem transformando milhares de famílias e com que conseguem olhar o Alzheimer de outra forma e conseguem também cuidar de forma mais leve. São mais de dois mil alunos que já estão aqui e já passaram pelo meu curso.
Voltando ao nosso tema, eu queria falar para vocês o seguinte: a pessoa que tem Alzheimer, já na fase moderada, começa a perder a noção e o senso de direção. Eles não sabem onde eles estão, muitas vezes eles sabem naquele momento. Em alguns momentos, eles lembram, outros momentos eles esquecem. A pessoa que cuida, que está ali no dia a dia, cuidando de perto o tempo todo, vira uma referência para essa pessoa. Mesmo que, às vezes, ela não lembre qual o seu nome, quem você é, que tipo de grau de parentesco você tem. Se você é filho, se você é irmão, se você é mãe, é mãe não é, mas se você é esposa, eles podem não lembrar, mas com certeza ele sabe que é você que está ali, o tempo todo cuidando, dando comida, remédio, fazendo tudo. E ele te vê o tempo todo, então você está lá como uma referência, um apoio.
Quando eles te perdem de vista, eles ficam angustiados e vão atrás. No mesmo momento que sumiu da visão, ele vai lá e começa a te perseguir. E está tudo bem, gente. A gente tem que ter mais empatia, sabe? Se consegue se colocar no lugar de, faz de conta que é você que está no lugar que você não está reconhecendo no meio de pessoas que você não lembra quem é, mas aí você sabe que tem uma pessoa que está perto de você o tempo todo, então você olha, se vai atrás, vai atrás de pessoa. Isso é normal, a gente fazia isso quando a gente era criança. Quem não ouviu a mãe e o pai falar que não podia nem no banheiro? É assim que acontece com eles. Eles perdem a referência, ficam perdidos, ficam inseguros e ficam com medo. E aí, ele vai atrás daquela pessoa que ele sabe que pode confiar, que é você. Que coisa boa, né? Você é uma pessoa que passa segurança, confiança e acolhimento. E é isso que eles precisam, eles precisam ser acolhidos sempre que tiverem inseguros e ansiosos. É a gente que vai acolher. Então, quando você some da visão, ele vai atrás. E é por isso que você se sente perseguido. Mas se você tiver um pouquinho de paciência, um pouquinho de empatia, você vai ver que isso não é tão chato assim, nem é tão doloroso. Não tem problema, sabe? Deixa ele seguir, vai fazer suas coisas, não tem problema. O que atrás de você te olhando não tem problema, tá?
Fonte: Alzheimer – Porque eles andam atrás da gente o tempo inteiro? por Francisquinha Alves – O bom do Alzheimer