Pular para o conteúdo

Ácaros e urticária: Entenda a relação com o Dr. Marcello Bossois


O ácaro pode causar urticária. Essa é uma pergunta muito interessante e importante, porque há pouco tempo atrás quem dizia que aquilo causava urticária era visto como charlatão. Eu vivi essa época e achava engraçado que a gente sempre mandava o paciente com urticária forrar o colchão e travesseiro, e existe a chance do ácaro penetrar no colchão e no travesseiro, pois ele gosta de se alimentar da nossa pele que está na pena de ganso, pela de galinha, seja qual for. Ou seja, o ácaro adora uma substância contida na pele chamada queratina. Acaba que o colchão e travesseiro são uma fábrica de ácaros, produzindo uma quantidade muito grande.
O ácaro é o principal causador de alergia aqui no Brasil e em várias partes do mundo. Antigamente, a gente achava que somente forrando o colchão e travesseiro já melhorava boa parte dos pacientes. Atualmente, através da medicina molecular e de técnicas mais aprimoradas, a gente consegue identificar que existe um componente do ácaro chamado Derp 1. Esse Derp 1 é um componente específico do ácaro que pode causar o processo de produção de anticorpos que leva à urticária, e não é porque antigamente falava-se que era o ácaro que causava a urticária que significa que era verdade.
Hoje em dia, sabe-se que a imunoterapia pode influenciar muito o quadro de urticária. Um dos componentes que a terapia usa é o Derp 1. Antes de fazer a imunoterapia, é importante fazer um bom diagnóstico da urticária, já que existem dois tipos principais: agudo e crônico. O agudo é de até seis semanas, e o crônico pode durar mais de seis semanas. A urticária crônica pode ser de origem autoimune ou alérgica, e existe ainda uma carga que tem uma etiologia mais definida, ligada a uma doença reumatológica, auto-imune, ou um problema na tireoide, por exemplo.
Portanto, é fundamental fazer os primeiros diagnósticos diferenciais e descartar todas as possíveis causas, antes de iniciar um tratamento específico e com bastante confirmação diagnóstica, seja ele a imunoterapia ou outro. Sempre com indicação de um especialista.
Fonte: O ácaro pode causar urticária? | Dr Marcello Bossois, responde! por PROJETO BRASIL SEM ALERGIA